Masternodes são uma forma menos conhecida de se obter renda investindo em criptomoedas. Aqui, explicaremos o que eles são e como os investidores são retribuídos por isso.
Toda Blockchain possui nós. Algumas, no entanto, possuem nós mestres (masternodes), que ressarcem financeiramente os seus donos. Esse guia contém tudo que você precisa saber sobre eles.
Conceito
Toda Blockchain necessita de nós, que são os “servidores” decentralizados nos quais elas estão hospedadas e que são responsáveis por processar e autorizar toda transação. O Bitcoin, por exemplo, tem mais de 10 mil nós ativos, e todos eles estão hospedando a Blockchain da moeda nesse momento; toda transação feita (ou seja, todo bloco adicionado) é adicionado a eles. Sendo assim, um bloco novo só é adicionado na Blockchain do nó se ela autorizar (e isso é feito, normalmente, utilizando o hash e o timestamp único de cada bloco, para verificar que ele não é uma duplicação de um bloco anterior). Com 10 mil nós para autenticar cada transação – muitos desses sendo hospedados por computadores não muito potentes – é claro que as transações no Bitcoin às vezes demoram muito pra ser aprovadas, além de não serem anônimas, já que todos os nós têm acesso à elas.
Por conta disso, algumas criptomoedas implementam, em suas Blockchains, nós com funções especiais, os quais também passam por exigências especiais: alguns nós podem, por exemplo, ser responsáveis por transações mais rápidas, e desses nós é exigido, é claro, que tenham processadores mais rápidos e que funcionem sem parar. Outros podem servir para processar transações anônimas. A esses nós se dá o nome masternode, e eles geralmente são ressarcidos pelo trabalho que exercem. Além disso, geralmente existe um número limitado de masternodes possíveis em cada Blockchain e, portanto, é necessário investir por uma cota.
A primeira criptomoeda a introduzir masternodes foi o DASH.
Dessa forma, os masternodes funcionam como os nós: são os “servidores” que hospedam a Blockchain. A diferença é que os masternodes exercem funções especiais e são quase sempre ressarcidos por isso. Sendo assim, os maternodes são, assim como, por exemplo, a mineração, uma forma de investimento.
Como masternodes podem ser uma forma de investimento
Comprar e operar um masternode, no entanto, costuma exigir um significativo investimento inicial – dependendo da criptomoeda escolhida. Além de comprar a cota para possuir os poderes sobre ele, o usuário ainda tem que assumir a responsabilidade operacional (ou terceirizar para algum provedor que faça esse tipo de serviço).
As criptomoedas que utilizam masternodes retribuem financeiramente os seus mantenedores de formas variáveis. Pode ser uma retribuição diária, por exemplo, ou uma dependente do número de transações feitas, no qual o responsável recebe uma parte dos custos de transações. Diferentemente da mineração, portanto, masternodes são uma forma de se conseguir obter lucro passivamente (basta possuir um e aguardar a taxas das transações feitas nessa Blockchain chegarem até você), ao contrário, por exemplo, de mineração, que é um tipo de atividade que exige que o usuário aja ativamente para que consiga lucrar com as recompensas dos blocos.
Em contraste com a mineração, masternodes costumam ter uma rentabilidade maior, porém, o retorno do investimento inicial é mais tardio. Normalmente, quando se fala em masternodes como investimentos, utiliza-se como parâmetro o ROI (Return On Investment), ou seja, o retorno esperado pela compra da cota de um deles e o tempo necessário.
Dessa forma, eles são investimentos mais parecidos com ações ou dividendos, pois retribuem o usuário paulatinamente. Assim como ações, eles também estão sujeitos a flutuações no valor da criptomoeda. Um investidor pode ter comprado uma cota por um preço baixo, pois, no ato da compra, o preço da moeda não era alto. Caso ela valorize, a taxa de retorno recebida irá ser maior do que o esperado. O contrário, é claro, também pode acontecer.
Existem sites dedicados a informar o ROI de cada criptomoeda. No entanto, essa vai ser sempre uma estimativa, já que o valor da moeda pode aumentar ou diminuir após a obtenção do masternode.
Dessa forma, o ponto principal de investimento em uma masternode é a garantia de um lucro passivo.
Um importante fator a ser considerado, é que essas moedas investidas ficam “trancadas”, mas não são gastas. Elas podem ser vendidas a qualquer momento. Logo, ao investir em um masternode, o usuário também está investindo na moeda em questão. Hoje em dia, por exemplo, o valor de um masternode do Dash é mais de 15x o que era há um ano.
Como começar a hospedar um masternode?
Para começar, é necessário um investimento inicial, que pode variar dependendo da criptomoeda escolhida.
Vantagens e desvantagens de investir em masternodes
Criptomoedas populares que possuem masternodes
Carlos Eduardo é um engenheiro frustrado que, ao decidir investir em criptomoedas e estudar o mercado, decidiu que gostava mais disso que do investimento em si. Já trabalhou como consultor para criptomoedas atualmente no top 100, dApps e publica periodicamente em revistas americanas e, aqui no Brasil, na BTCSoul. Acredita que a adoção geral de uma Smart Economy resolveria boa parte dos problemas do mundo.
A Exchange baseada em Hong Kong, Bexplus, anunciou seu novo programa de bônus: os primeiros 500 novos usuários a se…
Por mais que depositar no Fundo AMFEIX seja um processo simples, alguns usuários requerem detalhes adicionais sobre como realizar depósitos…
O Torneio Kingdom no bitcoincasino.io permite que você ganhe mais de 320 mBTC ou 640 entradas grátis em toda aposta…
A exchange focada em tokens futuros, ou IOUs, xFutures.io está permitindo uma oportunidade única para os usuários de alguns grupos…
Tópicos Pré venda conduzida em 2017 com bônus de 15% em US$ 27,49 por tokenVenda pública feita em outubro de…
O Polkadot tem sido um tópico constante em círculos de investimento em criptomoedas durante os últimos meses. Apesar disso estar…