No total, 600 negociações de ouro de teste foram liquidadas em uma plataforma que está sendo desenvolvida pelo serviço de liquidação de transações, Euroclear em parceria com a startup de blockchain Paxos. O grupo de instituições financeiras incluíu também a Société Générale, Citi, Scotiabank, entre outros bancos.
A Euroclear revelou pela primeira vez que estava tralhando na iniciativa no início deste ano. O projeto é destinado a fornecer uma solução mais rápida e serviços mais baratos para ouro não alocado no mercado de lingotes de Londres.
Ao anunciar a conclusão do teste no início desta semana, Scott, diretor de estratégia e inovação de produtos da Euroclear, disse em comunicado:
“Este é um verdadeiro primeiro passo para trazer uma nova capacidade de liquidação para o mercado de lingotes de Londres, o que vai ajudar a reduzir o risco e simplificar o processo de pós-negociação”.
Nos próximos meses, a Euroclear e a Paxos disseram que planejam solicitar um feedback de outras partes interessadas no mercado de ouro em Londres e aprimorar ainda mais a plataforma de desenvolvimento.
Existe um espaço no mercado de ouro, e a tendência do uso de blockchains vem mudando o panorama do negócio. No que diz respeito a Londres, há volume de comércio significativo para ganhar. Apenas no ano passado, 17,9 milhões de onças de ouro (US$ 20,7 bilhões) foram liquidados a cada mês, de acordo com estatísticas publicadas pela The London Bullion Market Association.
No início deste ano, a IEX, a bolsa de valores que inspirou o livro Flash Boys, de Michael Lewis, arrecadou US$ 9 milhões para lançar o Tradewind Market, um mercado baseado em blockchain com o objetivo de aumentar a transparência das negociações de metais preciosos.
Mais recentemente, a Royal Mint do Reino Unido anunciou que em breve lançaria sua própria plataforma de negociação de ouro baseada em blockchain.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.