Fontes próximas à SEC e à CFTC afirmaram que o primeiro ETF de Bitcoin será aprovado antes do final do ano.
O otimismo atualmente prevalente no mercado deve-se em grande parte às esperanças do lançamento antecipado de uma nova classe de instrumentos cambiais atrelados ao custo das criptomoedas, em particular, ETFs de Bitcoin. Fontes da SEC e da CFTC afirmam que as agências “quase decidiram” em favor da aprovação dos ETFs de Bitcoin e outros fundos criptomonetários. Espera-se que sua aprovação seja anunciada juntamente a novas regras para a regulamentação do setor criptomonetário.
Uma fonte da CFTC anunciou:
“Eu diria que o ETF de Bitcoin será aprovado até o final deste ano com uma probabilidade de 90%. Em janeiro, estávamos preocupados com o estado do mercado criptomonetário, mas agora o nível de especulação caiu, e essas preocupações vieram à tona”.
A segunda fonte, um ex-funcionário da SEC que deixou a Comissão há duas semanas, disse:
“Acredito que um veredicto positivo baseado na consideração do pedido sobre o ETF de Bitcoin pode ser esperado em setembro. Também estou convencido de que a maioria das leis que serão adotadas antes da aprovação dos fundos de investimento em criptomoedas será focada em ICOs”.
Os reguladores estão plenamente conscientes de que, assim que o ETF criptomonetário for aprovado, essa medida provocará o ingresso de novos instrumentos de câmbio baseados em criptomoedas no mercado financeiro global. Isso requer a preparação de uma estrutura legal mais sólida do que a que existe no momento, assim como acreditam os legisladores.
Ainda neste contexto, lembramos que a Securities and Exchange Commission dos Estados Unidos (SEC) recebeu muitos comentários da comunidade Bitcoin, que pedia, principalmente, para que o regulador permita a liberação e oferta de ETFs de Bitcoin.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.