Até o momento, grandes intermediários centralizados vinham dominando o mercado de dados de localização, empregados na análise dos movimentos de grandes massas de pessoas. No entanto, mais de 40% dos usuários duvidam da qualidade dos dados recebidos, do nível de transparência de suas fontes e da metodologia de processamento.
Neste ano, uma das maiores plataformas descentralizadas para negociação de dados de localização da Fysical foi lançada na rede principal de Ethereum. A plataforma planeja assumir o papel de agregador global de dados locacionais de todos os tipos.
“Com o surgimento da Blockchain, surgiu também uma oportunidade de garantir transparência, acessibilidade e redução de preços devido ao cadastro aberto de auditoria e à eliminação de intermediários. A própria arquitetura da plataforma de Blockchain permite que qualquer comprador tenha certeza de que as informações que chegam ao mercado são verificadas e confiáveis”, informam os desenvolvedores da plataforma.
O token nativo da FYS já está sendo usado para o comércio de dados anônimos de geolocalização. Seus principais fornecedores são os criadores de aplicativos móveis. No futuro, a plataforma funcionará com dados recebidos via satélite ou através de pontos de acesso via Wi-Fi.
“A Fysical está em desenvolvimento há mais de três anos e atraiu mais de milhares de provedores de dados que geram 15 bilhões de unidades de dados por mês de mais de 10 milhões de dispositivos móveis em todo o mundo. Para fins de comparação, a cada 30 dias, a Fysical processa mais dados que o Foursquare já processou durante os 9 anos de sua existência”, diz o whitepaper do projeto.
Dados de localização podem ser úteis para profissionais de marketing, serviços municipais e pesquisadores, já que com a ajuda deles, é possível melhorar a eficiência das lojas e redes comerciais e os processos logísticos e formar novas rotas de transporte, inclusive para veículos autônomos, que já estão sendo desenvolvidos por gigantes como Google e Tesla.
No momento, a Fysical está se preparando para uma pré-venda na qual apenas usuários pré-registrados poderão participar. A pré-venda com uma contribuição mínima de 5 ETH será realizada de 18 a 30 de junho, e seus participantes receberão um bônus de 10%.
Lembramos que no ano passado, a gigante da aviação norte-americana Boeing começou a desenvolver seu próprio sistema de navegação GPS baseado em Blockchain.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.