Os países do G-20 podem criar uma blockchain de consórcio de bancos centrais para estudar o potencial das moedas fiduciárias com base na tecnologia blockchain. Isto é afirmado em um novo relatório do fórum econômico internacional.
O relatório, escrito por Julie Maupin, uma pesquisadora sênior no Centro de Gestão Internacional de Inovação, também diz que a blockchain desempenha um papel fundamental na construção de uma abrangente e transparente economia digital.
Em geral, o documento de 8 páginas concentra-se em duas áreas de uso:
- – Aumentar a eficiência do comércio internacional;
- – Aumentar o nível de confiança nas instituições supranacionais.
Segundo a autora, há um risco de fragmentação da economia global, causada por sentimentos antiglobalização.
“O uso da tecnologia blockchain contribui para a formação de um sistema mais descentralizado e democrático, onde todos possam participar de uma economia global baseada nos princípios da transparência, responsabilidade e abertura”, escreve Julie Maupin.
A autora do relatório propõe-se a reunir um grupo de trabalho para estudar a componente regulamentar e legal do uso da tecnologia blockchain, bem como criar um sandbox para testar os conceitos mais promissores e soluções práticas baseadas nesta tecnologia.
Julie Maupin propõe o uso da tecnologia blockchain, principalmente em áreas como: serviços financeiros, gerenciamento da cadeia de suprimentos, energia renovável, identidade digital, etc.
O plano de ação proposto pela pesquisadora inclui a cooperação do G20 com organizações influentes como a Organização Internacional de Normalização (ISO), a Associação de Direito Internacional, o Grupo de Ação Financeira sobre Lavagem de Dinheiro (FATF) e a Organização de Cooperação e Cooperação Econômica Desenvolvimento.
A blockchain está em todo o lugar, permeando tudo com sua tecnologia e filosofia descentralizada, vamos ver ate onde ela nos leva!
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.