Em relatório aos clientes de um dos maiores bancos de investimento do mundo, o Goldman Sachs, o analista financeiro Zach Pandl reconheceu que, a longo prazo, o Bitcoin e algumas outras moedas digitais se tornarão “portos seguros e estáveis” com baixos custos. Isso foi relatado pelo Barrons.
“Gostaríamos de enfatizar que o rendimento das criptomoedas como dinheiro a longo prazo diminuirá significativamente, apesar de seu alto desempenho nas condições atuais. As moedas digitais devem ser vistas como ativos com rendimentos muito baixos ou zero, como o ouro e outros metais preciosos”, ressaltou ele.
O analista está convencido de que o motivo do crescimento exponencial da popularidade do Bitcoin reside na profunda insatisfação pública com o sistema monetário existente e com a infraestrutura bancária.
No entanto, se o valor de mercado de alguns ativos digitais na classificação da CoinMarketCap pode ser devido a um grande número de usuários e à aplicação real da tecnologia, a capitalização de outras criptomoedaas causa dúvidas em Pandl.
Apesar da atitude positiva em relação ao Bitcoin, ele percebe sinais claros de uma “bolha especulativa clássica” no mercado de criptomoedas.
Lembre-se de que ainda em outubro, informamos que a Goldman Sachs se recusou a considerar o Bitcoin o “novo ouro”, uma vez que os metais preciosos “superam criptomoedas na maioria de suas características principais”.
Por fim, o chefe do Goldman Sachs, Lloyd Blankfein, também afirmou que não via uma necessidade urgente de planejar o trabalho com Bitcoin devido à alta volatilidade da Primeira Moeda.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.