German Gref, presidente do Sberbank, afirmou que as empresas russas ainda não estão prontas para introduzir a Blockchain, mas que em um ou dois anos, elas podem começar a usá-la a nível industrial. Isso foi relatado pela TASS.
Em uma conversa com jornalistas, Gref notou que a excitação em torno da Blockchain havia diminuído, e que agora o desenvolvimento industrial dessa tecnologia está começando.
“Por enquanto, trata-se apenas de pesquisa e experimento. Ainda não temos soluções de Blockchain colocadas em operação comercial. Além disso, vejo que não estamos prontos para isso agora, há um grande número de problemas tecnológicos associados à imaturidade da tecnologia. É preciso de mais tempo para implementá-la completamente. O hype em torno da tecnologia passou, e agora entramos no estágio de desenvolvimento industrial. A tecnologia levará um ou dois anos para começar a ser usada em escala industrial”, disse o chefe do Sberbank.
Ele acrescentou que a Blockchain não é apropriada sempre e em qualquer lugar, já que “não há grandes casos de uso industrial da tecnologia”.
Em abril deste ano, Gref chamou a tecnologia de Blockchain de supervalorizada, e em outubro ele expressou crenças de que, nos próximos anos, criptomoedas não tem um grande futuro.
Lembramos que o Sberbank está trabalhando ativamente no desenvolvimento e implementação da Blockchain: em dezembro de 2017, o banco, em conjunto com o Serviço Federal Antimonopólio (FAS), lançou um projeto de interação digital com bancos e entidades empresariais.
Já em janeiro de 2018, a instituição abriu um laboratório de pesquisa de Blockchain e, em outubro, anunciou sua prontidão para conduzir ICOs para seus clientes.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.