Na quinta-feira, 18 de outubro, na rede da criptomoeda Monero, focada em privacidade, será realizado um hardfork no bloco de número 1.685.555, que prevê a substituição das “transações confidenciais circulares” [RingCT] pela tecnologia Bulletproofs.
Only 24 hours until #Monero gets bulletproofed with #bulletrpoofs A new non-interactive zero-knowledge proof protocol. Fees will be reduced by ~80%, the blockchain growth will be smaller and the network faster! Check the live countdown https://t.co/qmN8DyPRn7 pic.twitter.com/PkzVEERtkM
— MoneroGermany (@MoneroGermany) 17 de outubro de 2018
Os desenvolvedores esperam que o volume das transações anônimas na rede Monero diminua em 80%, e que as comissões sejam significativamente reduzidas.
O protocolo de Monero envolve três diferentes mecanismos para garantir o anonimato dos usuários: endereços furtivos, assinaturas circulares e RingCT. Este último, em particular, requer cálculos complexos e muito tempo, o que torna a manutenção de um nó completo extremamente cara.
A Bulletproofs, por sua vez, permite agregar informações de transação em novas estruturas de dados que podem ser dimensionadas logaritmicamente, em vez de linearmente.
A atualização de rede também contém várias alterações no algoritmo de mineração que visa combater mineradoras ASIC.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.