Um hospital bem conhecido na cidade mais rica da Índia, Mumbai, foi vítima de um ataque de hackers extorsionistas. Os cibercriminosos criptografaram os dados do hospital e agora exigem um resgate em Bitcoins para que o controle sobre os documentos seja resolvido.
Representantes do hospital Mahatma Gandhi (MGM), em Mumbai, confirmaram que o estabelecimento foi vítima de um vírus criptográfico e perdeu o controle de seu sistema de gerenciamento cibernético em 15 de julho. O ataque foi detectado pelo administrador do sistema do MGM depois de uma tentativa de conexão ao banco de dados do sistema médico via acesso remoto.
O administrador recebeu um aviso dos hackers, que dizia: “Todos os seus arquivos são criptografados devido a problemas de segurança em seu banco de dados. Se você quiser retornar o acesso aos dados, envie-nos um e-mail para o endereço especificado. Você também tem que pagar uma quantia em Bitcoins pela decodificação. O preço da decodificação depende da rapidez com que você nos contata. Depois de receber o pagamento, enviaremos as ferramentas que ajudarão a decifrar todos os seus arquivos”.
Os sequestradores também forneceram uma instrução completa descrevendo o processo de compra e envio de Bitcoins para eliminar as consequências do ataque. No momento, não há informações sobre quantos Bitcoins os hackers exigiram.
Vale ressaltar que a gestão do MGM afirmou que “nem sequer pensa em pagar dinheiro para [malfeitores]”. Os administradores arquivaram uma declaração oficial sobre a invasão com a polícia local, que agora está tentando descobrir os endereços de IP dos criminosos.
Reconhecendo o fato do ataque, o administrador do MGM disse que o hospital “está se esforçando para funcionar da maneira usual”.
“Enfrentamos algumas dificuldades no domingo e na segunda-feira, quando perdemos o acesso à documentação, mas no momento, conseguimos restaurar e ajustar o fluxo de trabalho. Os pacientes não foram afetados. Estamos mantendo contato com a polícia e especialistas em segurança cibernética para resolver o problema. Ainda temos algumas dificuldades com o funcionamento do sistema de faturamento, mas no final, esperamos resolvê-las”, informou a administração do hospital.
Recentemente, a infecção por vírus de extorsão tornou-se um dos tipos mais comuns de cibercrime na Índia. Anteriormente, uma grande invasão do sistema de controle exigindo resgate atingiu um hotel popular em Navi, Mumbai.
Por fim, anteriormente, em 8 de julho, o Congresso Nacional Indiano (INC), maior partido político do país, acusou o Partido Popular (BJP) de lavagem de dinheiro por meio de Bitcoins.
O aumento no número de tais incidentes tem um impacto negativo na reputação do Bitcoin na Índia, uma vez que a Primeira Moeda é o meio mais comum de pagar por resgates. Os ataques de hackers, por sua vez, são o resultado da infraestrutura de segurança fraca ou inadequada do campo digital do país.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.