O banco britânico HSBC utilizou a tecnologia do registro distribuído para enviar uma carta de crédito à empresa americana Cargill. Isto foi relatado pelo Financial Times.
A transação consistiu no fornecimento de soja da Argentina para a Malásia. O HSBC utilizou a plataforma Corda, desenvolvida pelo consórcio R3. A contrapartida foi o banco holandês ING.
Segundo representantes do banco, o acordo demonstrou que a tecnologia está pronta para uso comercial, em especial, ao fazer cálculos para transações internacionais.
“Este é um momento decisivo no comércio. A Blockchain elimina a necessidade de reconciliação de papel, uma vez que todos os participantes estão integrados a uma plataforma e as atualizações ocorrem instantaneamente”, afirmou Vivek Ramachandran, chefe de Inovação e Crescimento do HSBC Commercial Banking.
Na próxima etapa, o banco será parte de um grupo de participantes interessados nas vantagens da tecnologia. Ramachandran observou que o uso maciço da Blockchain só será possível após a aprovação do uso da tecnologia para os bancos, empresas de logística, portos e serviços aduaneiros.
“Consideramos essa plataforma apenas em termos de utilidade prática”, disse o representante do HSBC.
Vale ressaltar que anteriormente, várias conhecidas instituições bancárias, incluindo o HSBC, testaram o CORDA para pagamentos internacionais.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.