O projeto de blockchain da Hyperledger, patrocinado pela Linux Foundation, ficou um pouco maior nesta semana com a adição dos projetos Indy e Composer.
Ontem, o blog do grupo apresentou o Projeto Indy, que está focado em ferramentas de identidade digital para ecossistemas de blockchains. O projeto Indy está sendo liderado por um grupo chamado a Fundação Sovrin, fundada no ano passado para fornecer soluções de identidade descentralizada.
De acordo com o presidente do grupo, Phil Windley, o objetivo é atrair desenvolvedores adicionais para o projeto por meio da comunidade Hyperledger.
“Nossa esperança é atrair ainda mais desenvolvedores que querem libertar o poder transformador da identidade digital que é verdadeiramente descentralizada, auto soberana e independente”, escreveu ele.
Mas o Indy não foi o único projeto a se juntar às fileiras da Hyperledger.
O Composer, revelado hoje, tem como objetivo desenvolver “redes de negócios” em cima dos sistemas ligados à Hyperledger, como Fabric, Iroha ou Sawtooth Lake. O projeto foi desenvolvido por uma equipe da IBM e da startup de blockchain Oxchain.
Como o grupo por atrás do Indy, aqueles que apoiam o Composer esperam o apoio da comunidade de desenvolvimento em torno do Hyperledger para uma iteração mais profunda.
“Ao trabalhar com a comunidade, gostaríamos de continuar a desenvolver o Composer para que ele venha a ser um framework de desenvolvimento poderoso e completo que permita aos usuários construir fácil e rapidamente redes de negócios em blockchain”, disse a equipe.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.