O presidente e CEO da IBM, Ginni Rometty, acredita que a tecnologia Blockchain é muito mais importante que a Inteligência Artificial (IA) e a Deep Learning.
Na NASSCOM India Leadership Forum (NILF) realizada no início deste mês, um evento anual em que empresas e líderes da indústria se reúnem para discutir o potencial de tecnologias transformadoras e disruptivas, Rometty afirmou que a tecnologia Blockchain vai transformar a indústria financeira como a Internet transformou o mundo da informação.
Rometty ainda enfatizou que a cognição é muito mais importante e maior do que a AI, como tecnologias cognitivas como o Blockchain permitindo que os indivíduos aumentem e avaliem os dados dentro de um ecossistema mais eficiente e prático.
Essencialmente, Rometty acredita que a IA permite que os indivíduos tomem melhores decisões e que a aprendizagem da máquina ajuda a decifrar padrões. No entanto, a Blockchain e a tecnologia IBM Blockchain oferece mais do que dá pra ver.
Rometty declarou:
“A cognição é muito mais do que IA. Se olharmos um cardiograma e vermos os vasos sanguíneos se movendo enquanto buscamos por algum bloqueio, eu preferiria o auxílio de uma IA. Mas se fossemos reunir todos os testes médicos eletrônicos que você já fez, imagens e todos os outros dados, isso sim se torna algo cognitivo pois estou analisando de fato os dados e lidando com uma “área cinza” do conhecimento, ou seja, estou realizando julgamentos e decisões.”
Modelo de negócios ambíguo
Baseado na conversa Rometty fornecida no NILF, fica mais difícil analisar a eficiência e a praticidade do projeto IBM Blockchain, especialmente se a visão de Rometty for considerada.
Ao longo de sua apresentação, Rometty continuou a estabelecer uma ênfase na utilização da tecnologia Blockchain para gerenciar milhões de registros e interromper indústrias centradas em dados, como a de cuidados de saúde. No entanto, a tecnologia Blockchain não é projetada e estruturada para facilitar tais sequências de dados.
De fato, tecnologicamente, a Blockchain é uma plataforma de processamento de dados ineficiente. É cara e desafiadora de manter, especificamente porque funciona em sofisticados sistemas criptográficos. Os mineiros têm de contribuir com o poder de computação para executar uma rede Blockchain descentralizada e imutável.
A tecnologia cognitiva Rometty descrita na NILF é definitivamente necessária e existem muitas indústrias de vários trilhões de dólares que precisam urgentemente de plataformas de processamento de dados, aplicativos e redes baseadas em nuvem.
No entanto, a tecnologia Blockchain não deve ser a tecnologia de base e o protocolo de base dessas redes de processamento de dados baseadas em nuvem. O maior consórcio Blockchain do mundo, R3CEV, já deixou a tecnologia de lado depois de admitir que a Blockchain não é necessária para o que eles estão tentando alcançar.
A natureza imutável e descentralizada da Blockchain do Bitcoin pode ser utilizada em benefício de muitos casos de uso e modelos de negócios. Um desses modelos é a verificação de identidades dentro de uma rede Blockchain imutável e transparente. No entanto, essas plataformas não podem ser implantadas na Blockchain do Bitcoin atualmente. É necessário haver soluções alternativas, como sidechains ou outros métodos para conectar a Blockchain do Bitcoin às redes off-chain.
Olhando para tentativas fracassadas da R3CEV e de outros consórcios, parece que a tecnologia de Blockchain não deve ser a tecnologia de base que a IBM deve focar e considerar a visão que a empresa tem de processar milhões de conjuntos de dados. A IBM deve tentar descobrir casos de uso mais realistas da tecnologia Blockchain se eles pretendem levá-la a um novo nível de sucesso comercial.
E… vamos e viemos, pra que carambas eles arrumaram 400 blockchains!? Tenho certeza que em algum lugar existe uma para manejar papéis higiênicos e uma outra uma para manejar a quantidade absurda de gás emitido pelas vacas que, supostamente, prejudica a camada de ozônio.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.