Autoridades iranianas concluíram o desenvolvimento de uma criptomoeda nacional garantida pelo rial local. Agora, o novo ativo está sendo aprovado pelo Banco Central do país. Seyyed Abotaleb Najafi, Diretor Geral da Corporação Serviços de Informática (ISC), disse isso em entrevista à agência de notícias local Ibena.
Segundo ele, o teste de pagamentos, bem como as liquidações internas e interbancárias serão conduzidas pelas instituições bancárias do país, inclusive por meio da infraestrutura distribuída.
A CBI está interessada em usar a criptomoeda para expandir os serviços do sistema bancário e contornar as sanções econômicas dos EUA.
“A criptomoeda estatal foi desenvolvida principalmente para estudar as possibilidades das moedas digitais e da tecnologia de blockchain, para facilitar os pagamentos financeiros e operações bancárias de varejo”, afirmou Seyyed Najafi.
Vale ressaltar que o novo ativo será garantido pela moeda local, apesar da volatilidade e da contínua desvalorização do rial. Assim, a taxa não oficial do rial caiu para 143 mil por 1 dólar dos EUA, com a taxa oficial de cerca de 41 mil rials por um dólar.
“Em troca de cada moeda digital nacional, seu equivalente em rials na conta do Banco Central será bloqueado, de modo que nunca criará liquidez”, disse Najafi.
Vale notar que a nova criptomoeda ainda não tem nome.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.