Na conferência de desenvolvedores Dappcon, realizada nesta quinta-feira, 19 de julho, em Berlim, foi lançada a última rede de testes de canais de pagamento, Raiden, para a Blockchain do Ethereum. Isso foi relatado pela CoinDesk.
A versão inclui uma implementação mínima da solução de dimensionamento, que permitirá a transferência de tokens Ethereum fora da Blockchain principal. Esta é a última fase de teste antes da introdução da tecnologia na rede principal do Ethereum.
“Este é o primeiro passo no caminho para entrar na rede principal”, afirmou o principal desenvolvedor, Lefteris Karapetsas.
Segundo ele, a nova versão representa uma implementação inicial para a rede principal e contém um novo código reescrito de contratos inteligentes e canais de pagamento que podem ser restaurados em caso de encerramento não intencional.
Além disso, Karapetsas instou os desenvolvedores a se juntarem à rede de testes para ajudar a detectar possíveis bugs, acrescentando que um programa de recompensas será lançado para encorajar essa atividade.
“Nós realmente queremos que as pessoas participem dos testes. Temos uma interface de usuário e API. Além disso, abrimos o Github para qualquer coisa que possam encontrar. Esperamos entrar na rede principal sem bugs”, disse ele.
A data de lançamento para a rede principal ainda não foi marcada, mas os desenvolvedores pretendem seguir uma promessa anterior e lançar a Raiden logo.
“Final de agosto ainda é verão. Em suas características, a solução para a rede principal corresponderá ao que existe agora na rede de testes”, disse Karapetsas.
Ele também prometeu publicar atualizações regulares e otimizações de código após o lançamento completo, acrescentando que a Raiden complementará outras soluções de dimensionamento do Ethereum que estão sendo atualmente desenvolvidas.
“Em essência, Raiden é uma rede de canais de pagamento para o Ethereum. Ela é projetada para ajudar a dimensionar a transferência de tokens. A longo prazo, planejamos permitir que as pessoas usem a Raiden a partir de dispositivos móveis e, assim, efetuem transações fora da rede. Esse é um objetivo de longo prazo, que, talvez, será alcançado juntamente com outras soluções de dimensionamento, como sharding e plasma, ou seja, a solução é híbrida”, acrescentou Karapetsas.
Em desenvolvimento desde 2015, o projeto Raiden é um análogo da solução Lightning Network para a rede Bitcoin. Conforme observado pelos desenvolvedores, após a implementação da nova solução, a rede Ethereum poderá fornecer mais de um milhão de transações por segundo.
Vale ressaltar que a primeira rede de testes Raiden foi lançada em setembro do ano passado.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.