As propostas para a criação e regulamentação de uma criptomoeda nacional russa serão apresentadas em julho de 2018, contudo, ela levará pelo menos um ano para ser lançado. Isto foi relatado pelo Hi-Tech Mail.Ru com referência à declaração do diretor da Associação Russa de Criptomoedas e Blockchain, Arseny Shcheltsin.
O Banco Central, o Ministério das Comunicações, o Ministério do Desenvolvimento Econômico, o Ministério das Finanças e a Administração do Presidente estão todos envolvidos no desenvolvimento de documentos regulatórios para a introdução do criptorublo na economia russa.
“Os documentos necessários serão desenvolvidos e preparados no outono. E aprovados até o final do ano. O próprio lançamento da moeda ocorrerá em meados de 2019”, disse Shcheltsin.
Segundo ele, o criptorublo foi desenvolvido como um análogo digital do rublo. Seus criadores pretendem fornecer a segurança de suas transações através de uma rede fechada de Blockchain. Vale ressaltar que a criptomoeda não será minerada.
“O criptorublo não será tão popular quanto o Bitcoin ou Ethereum, uma vez que não poderá ser minerado. Sua taxa em relação ao rublo será sempre estável, dessa forma, a mineração simplesmente não faria sentido, pois não teria como ser negociada na bolsa de valores. Ao mesmo tempo, o criptoruplo poderá ser verificado através dos nós”, afirmou o diretor da RACIB.
Propõe-se que a dinheiro digital nacional seja utilizado na atração de investimentos estrangeiros em criptomoedas. Este será o único esquema legal para retirar fundos de criptomoedas em rublos, pois os câmbios de criptomoedas e corretoras serão proibidas. Ademais, o criptorublo poderá ser empregado nas compras públicas.
“Todas as despesas dos funcionários públicos serão registradas na Blockchain – será possível ver o caminho completo, do remetente ao destinatário do dinheiro. Isso ajudará a aumentar a eficiência das despesas do orçamento do estado”, acredita Shcheltsin.
Lembramoos que no início de 2018, um dos assessores de Vladimir Putin afirmou que o criptorublo ajudará a limitar o impacto das sanções internacionais sobre a economia russa.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.