“M.Video”, Alfa-Bank e “Sberbank Factoring” lançaram uma plataforma de Blockchain aberta para operações de factoring, que permite conectar um número ilimitado de fornecedores e bancos com confidencialidade de informações sobre as transações. Isso foi publicado pela revista Fork Log.
De acordo com os participantes das empresas, a plataforma estará disponível apenas para participantes profissionais do mercado de factoring, bem como seus clientes. O volume de negócios anual das transações de factoring entre os fornecedores da M.Video e dos eletrodomésticos é de bilhões de rublos.
“O uso da Blockchain automatiza a reconciliação dos documentos de remessa e elimina os riscos de fraude e perda de confidencialidade, reduz os custos operacionais e melhora a velocidade e a conveniência dos pagamentos de factoring”, disse Ekaterina Sokolova, CFO do varejista.
Espera-se que as economias anuais sobre o uso da Blockchain no factoring possam atingir até 200 milhões de rublos por ano. Nesse caso, o custo de conexão dependerá do volume de operações de factoring. O acesso à plataforma é gratuito, mas recursos adicionais são necessários para o hardware do servidor, sua configuração, treinamento de pessoal, etc.
“Isso representa várias centenas de rublos, que é ainda menor que o custo de integrar os sistemas de TI internos do banco, o revendedor e seu fornecedor”, explicou a M.Video.
Depois que a plataforma for “aperfeiçoada”, outros participantes do mercado poderão usá-la: será útil para varejo no CRM, em bancos e em outras transações financeiras.
Em fevereiro, a M.Video, juntamente com o Sberbank, testou a plataforma com um algoritmo de criptografia e confirmou dados em remessas com posterior armazenamento de informações garantido.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.