Mais um grande incidente de hacking acaba de ocorrer, desta vez envolvendo uma carteira de Bitcoin da Electrum. De acordo com informações, hackers desconhecidos instalaram vários servidores maliciosos. Quando um usuário fez login em sua carteira e tentou enviar BTCs para um endereço, ele recebeu uma mensagem “oficial”, alegando que era necessário atualizar para a versão mais recente da Carteira Electrum, seguida por um link do GitHub.
O primeiro usuário que reportou o hackeamento notou que o link era estranho por 2 motivos:
O usuário então copiou e colou o link, baixando o aplicativo, e depois disso, entrou novamente em sua carteira. O sistema então solicitou autenticação de dois fatores (a carteira Electrum normalmente pede isso apenas quando o usuário tenta enviar fundos a um destinatário).
O usuário fazia várias tentativas de enviar seu BTC e, a cada vez, recebia uma mensagem de erro informando que “a taxa máxima de 50 sat/B havia sido ultrapassada”.
Só quando o usuário decidiu restaurar a carteira em um PC diferente que ele percebeu que todo o saldo dele havia sido transferido para um endereço estranho.
Usuários informaram que não estavam conseguindo baixar a Electrum de seu site oficial, o que significa que o próprio portal da carteira pode ter sofrido um ataque DDoS.
Os últimos relatórios mostram que o hacker roubou fundos de muitas outras vítimas como deste usuário, e até agora conseguiu fisgar mais US$1 milhão, que foram enviados ao seguinte endereço:
Incidentes de hacking como esse são muito comuns no espaço criptomonetário. Quase 1 bilhão em criptomoedas foi roubado apenas em 2018. O maior problema não é a segurança da Blockchain em si, mas a falta de sofisticação dos usuários que interagem com as carteiras criptomonetárias – muitos são novos nesse setor e geralmente não entendem como identificar as várias armadilhas que os hackers colocam para roubar seus fundos e informações. Links que você precisa copiar, colar ou solicitações aparentemente aleatórias para atualizar sua carteira são sinais claros de que algo pode estar errado e que você deve evitar prosseguir até poder verificar quem está fazendo a solicitação.
Ao menor sinal de uma sequência semelhante de eventos ao tentar acessar sua carteira, basta tirar uma screenshot e enviá-la para a equipe de suporte no site oficial para verificar se são os desenvolvedores que estão solicitando a atualização ou o download de determinado aplicativo, e não algum hacker tentando roubar seus fundos.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.
A Exchange baseada em Hong Kong, Bexplus, anunciou seu novo programa de bônus: os primeiros 500 novos usuários a se…
Por mais que depositar no Fundo AMFEIX seja um processo simples, alguns usuários requerem detalhes adicionais sobre como realizar depósitos…
O Torneio Kingdom no bitcoincasino.io permite que você ganhe mais de 320 mBTC ou 640 entradas grátis em toda aposta…
A exchange focada em tokens futuros, ou IOUs, xFutures.io está permitindo uma oportunidade única para os usuários de alguns grupos…
Tópicos Pré venda conduzida em 2017 com bônus de 15% em US$ 27,49 por tokenVenda pública feita em outubro de…
O Polkadot tem sido um tópico constante em círculos de investimento em criptomoedas durante os últimos meses. Apesar disso estar…