No dia 28 de outubro, pessoas desconhecidas invadiram uma pequena corretora canadense chamada MapleChange. Conforme relatado pela equipe do site no Twitter, todos os fundos foram retirados das contas. Poucas horas após o hacking, as contas da corretora nas redes sociais foram desligadas.
Due to a bug, some people have managed to withdraw all the funds from our exchange. We are in the process of a thorough investigation for this. We are extremely sorry that it has to come to end like this. Until the investigation is over, we cannot refund anything.
— MapleChange (@MapleChangeEx) 28 de outubro de 2018
“Devido a um bug, pessoas desconhecidas foram capazes de retirar todos os fundos da nossa corretora. No momento, estamos investigando a situação. Lamentamos muito que tenha acontecido. Não poderemos recuperar nada até que a investigação termine”, relatava um dos primeiros tweets do site.
Investidores vítimas do ataque se juntaram à investigação do incidente. Eles conseguiram estabelecer a identidade do CEO da corretora: é um especialista técnico da American Piledriving Equipment chamado Glad Poenaru.
His name is Glad Poenaru. Glad Poenaru’s location matches with https://t.co/hecIHyNUHW‘s location.
Thanks to some members from the $LMO telegram. $CCX #Maplechange #scam pic.twitter.com/XstZhC0pFd— maplechang’ed (@Maplechanged) 28 de outubro de 2018
Depois de divulgação desta informação, a conta da MapleChange no Twitter voltou a funcionar.
We have not disappeared guys. We simply turned off our accounts temporarily to think this solution through. We cannot refund everyone all their funds, but we will be opening wallets to whatever we have left so people can (hopefully) withdraw their funds.
— MapleChange (@MapleChangeEx) 28 de outubro de 2018
“Gente, nós não desaparecemos. Apenas desativamos temporariamente as contas para pensar em uma solução. Não podemos compensar as perdas de todos os usuários, mas abriremos as carteiras com o que está sobrando para que as pessoas possam (com sorte) retirar seus fundos”, escreveu a equipe.
A quantidade de danos ainda é desconhecida, mas os membros da Maplechange disseram que alguns fundos permaneceram em carteiras relevantes. A própria empresa confirmou que não poderia recuperar fundos em Bitcoins ou Litecoin, mas prometeu transferir para os desenvolvedores os ativos remanescentes em Conceal (CCX) e Lumeneo (LMO), duas criptomoedas que representaram a maior parte do volume de negociação da corretora.
We CANNOT refund any BTC or LTC funds unfortunately. We will try our best to refund everything else.
— MapleChange (@MapleChangeEx) 28 de outubro de 2018
No momento da redação, o site MapleChange ainda estava indisponível. Devido ao fato de que a página com reclamações dos usuários no servidor Discord não estava disponível, e também pelo pouco tempo entre o anúncio sobre o “bug” e o desaparecimento completo das páginas da empresa nas redes sociais, os especialistas suspeitam de um golpe de saída, ou seja, um roubo deliberado de fundos pelos fundadores da corretora sob o disfarce de um ataque de hackers.
Representantes da corretora ainda não responderam a esta declaração. Continuaremos a acompanhar a situação.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.
A Exchange baseada em Hong Kong, Bexplus, anunciou seu novo programa de bônus: os primeiros 500 novos usuários a se…
Por mais que depositar no Fundo AMFEIX seja um processo simples, alguns usuários requerem detalhes adicionais sobre como realizar depósitos…
O Torneio Kingdom no bitcoincasino.io permite que você ganhe mais de 320 mBTC ou 640 entradas grátis em toda aposta…
A exchange focada em tokens futuros, ou IOUs, xFutures.io está permitindo uma oportunidade única para os usuários de alguns grupos…
Tópicos Pré venda conduzida em 2017 com bônus de 15% em US$ 27,49 por tokenVenda pública feita em outubro de…
O Polkadot tem sido um tópico constante em círculos de investimento em criptomoedas durante os últimos meses. Apesar disso estar…