A plataforma de jornalismo social, Medium, fez uma declaração sobre criptomoedas e ICOs, observando que os representantes da organização não verificam contas e postagens de usuários antes da publicação. Assim, a Medium pediu aos leitores para verificar informações sobre qualquer empresa em fontes independentes e interagir com ela somente através de sites confiáveis. Isto foi veiculado no site oficial da plataforma.
A Medium aconselhou os usuários a se familiarizarem com os riscos associados ao investimento em criptomoedas no site da Federal Trade Commission dos Estados Unidos. Simultaneamente, o recurso forneceu vários links para fontes contendo instruções para reconhecer fraudes cirptomonetárias.
A plataforma também introduziu novos padrões para publicações que se referem a um produto específico ou sua venda.
Os projetos devem respeitar as seguintes regras:
- Ter um link ativo para o domínio do projeto nas informações da conta;
- Endereço e-mail vinculado a este domínio;
- Endereço e-mail verificado pela Medium e ativo;
- Vínculo extra a uma rede social (Facebook ou Twitter) – onde o mesmo domínio deve ser especificado;
- Uma página com dados atualizados de contato;
- Cada postagem contando com somente um endereço de carteira eletrônica.
Os projetos são proibidos de:
- usar um endereço de e-mail anônimo não associado ao domínio do projeto использовать анонимный непривязанный к домену проекта адрес электронной почты;
- anunciar ou participar de programas de recompensas, esquemas de Pump & Dump, escrever sobre recebimento de recompensas ou outras formas de atividade suspeita;
- incluir links vazíos ou URLs abreviados no texto;
- reutilizar modelos de conteúdo com pequenas modificações em diferentes publicações ou de diferentes contas;
- incluir mais de um endereço de carteira eletrônica na publicação.
A empresa suíça de Blockchain, Eidoo, já anunciou a criação de seu próprio blog e sua saida da Medium.
Medium changed its rules related to #cryptocurrency articles, so we decided to change blog platform. Read more here: https://t.co/dq2OXDiRFI pic.twitter.com/0TWQEBE9Od
— Eidoo (@eidoo_io) 20 de março de 2018
Lembramos que seguindo mais ou menos o mesmo contexto, o Facebook e o Google decidiram proibir a publicidade de criptomoedas e ICOs.
Mais cedo, surgiram informações de que o Twitter também está considerando medidas mais rígidas ou uma proibição total da publicidade de projetos criptomonetários em sua plataforma.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.