A IBM apresentou o menor computador do mundo, cuja largura e comprimento são de apenas 1 mm. Assim como veiculado no blog da IBM, apesar das dimensões que não excedem o tamanho de um cristal de sal, o dispositivo conta com suporte ao trabalho com a tecnologia de Blockchain.
A IBM planeja empregar a Blockchain no rastreamento do processo de envio de mercadorias e detecção de roubos. Além disso, a tecnologia pode ser útil em sistemas para “casas inteligentes”, aviação e equipamentos automotivos.
O poder de computação do novo dispositivo é comparável ao de um processador da década de 90. Ele possui um processador com “várias centenas de milhares” de transistores, memória SRAM, um fotodetetor e uma unidade de comunicação que usa um LED para enviar informações.
A produção de tal máquina, de acordo com algumas fontes da mídia, custará menos de 10 cents.
O computador foi apresentado na conferência IBM Think 2018, onde a empresa contou sobre cinco promissoras tecnologias, que, em sua opinião, afetarão seriamente a sociedade e os negócios nos próximos cinco anos. Isso incluiu Blockchain, inteligência artificial imparcial, computação quântica, criptografia e microscópios robóticos baseados em AI.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.