A Nasdaq planeja lançar futuros de Bitcoin no primeiro trimestre de 2019. Isso foi relatado pela Bloomberg com referências a fontes informadas.
Como observa o jornal, apesar da profunda queda do mercado, os planos de lançar os futuros do Bitcoin ainda são relevantes para a Nasdaq. Neste contexto, a empresa coopera ativamente com a Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities (CFTC). Os derivativos da Nasdaq serão baseados em um índice de preços do Bitcoin baseado em várias corretoras selecionadas pela VanEck Associates Corp.
Além disso, a Bloomberg observa que as plataformas de negociação CME e CBOE resolveram formalidades burocráticas relacionadas a futuros de “modo acelerado”. No final do ano passado, muitos participantes do mercado esperavam que as novas ferramentas marcassem uma “nova era” e lançassem as bases para investimentos institucionais em larga escala em criptomoedas.
No entanto, a realidade foi completamente diferente: o volume de negociação de derivativos de Bitcoin ainda é insignificante, e o preço do ativo subjacente desde o lançamento dos futuros caiu de US$20 mil para US$4 mil – e continua caindo.
Pouco depois de a CME e a CBOE apresentarem novas ferramentas para o mundo das finanças tradicionais, a CFTC reforçou seus procedimentos de consideração para os pedidos de bolsas que planejam lançar derivativos de moedas virtuais.
Ainda neste contexto, vale ressaltar que o lançamento da plataforma Bakkt, que contará com futuros de Bitcoin, é esperado para o início de 2019.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.