A gigante IBM IT, a corporação de seguros americana AIG e a empresa financeira Standard Chartered PLC completaram o teste piloto da apólice de seguro inteligente com base na tecnologia blockchain. Isso foi relatado no site da IBM.
Conforme observado, a inovação destina-se a trazer transparência, eficiência e um maior nível de confiança nos procedimentos de subscrição no seguro internacional. Em particular, a plataforma permite o monitoramento em tempo real de dados sobre casos e pagamentos de seguros, além de fornecer notificações automáticas. A plataforma blockchain foi desenvolvida pela IBM usando como base a tecnologia Hyperledger Fabric, da Linux Foundation.
“Nosso projeto piloto demonstra a importância da blockchain no futuro da indústria de seguros”, disse o diretor comercial da AIG, Rob Shimek.
Também se observa que a tecnologia do registro distribuído pode reduzir significativamente o risco de fraude nos seguros devido ao fato de que nenhum dos lados da transação pode fazer alterações no bloco sem o consentimento das outras partes envolvidas.
De acordo com Marie Wieck, gerente geral da IBM Blockchain, as possibilidades de usar a tecnologia de registro distribuído na indústria de seguros são enormes. Assim, o sistema de blockchains permite resolver o problema da disparidade de dados, aumentar a eficiência da indústria e até mesmo permitir no futuro criar modelos de negócios fundamentalmente novos.
O Grupo Bitfury e a empresa americana Risk Cooperative tambem estão empenhadas no desenvolvimento de soluções baseadas em blockchain para o setor de seguros.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.