New Kind of Network – NKN
Você pode pensar que a maior parte do mundo usa uma internet totalmente livre, mas não é bem essa a verdade. Aplicativos e sites censurados, informações e notícias filtradas são uma realidade, embora não pareça, e de fato seja menor em determinados países. Em Mali, por exemplo, durante o período de eleições, aplicativos como WhatsApp e Twitter ficam inacessíveis por horas.
Mas, engana-se quem pensa que isso não acontece em países como os Estado Unidos, por exemplo. No país norte americano, desde abril deste ano as garantias à neutralidade da rede deixaram de existir. Diante da medida tomada pela Comissão Federal de Telecomunicações (FCC, na sigla em inglês), os provedores de banda larga podem bloquear sites, desacelerar serviços e censurar conteúdo.
Nesse sentido, o NKN surgiu com o intuito de oferecer aos usuários um modelo de internet essencialmente aberto, descentralizado, dinâmico e seguro.
Como funciona a rede NKN?
Para gerar uma rede compartilhada para seus usuários, o NKN usa uma combinação de clientes e nós. O cliente é o agente que envia e recebe dados para os usuários da rede. Já o Software do cliente possui código aberto e é pequeno o suficiente para ser incorporado a dispositivos IoT, gateways sem fio e quase qualquer outro dispositivo ou aplicativo comum.
Por outro lado, os nós são agentes de software executados em computadores, servidores e outros equipamentos que transmitem dados para a rede NKN. Empresas e outros usuários podem usar o software de nó para compartilhar conexão de rede e receber recompensa por isso. Esse software une os nós para gerar uma rede e criar o backbone da rede de transmissão da NKN.
A rede NKN possui um modelo dinâmico que permite que tanto os clientes quanto os nós entrem ou saiam a qualquer momento, sem que isso afete a confiabilidade geral da rede.
Sempre que um nó entra na rede recebe um novo endereço NKN próprio, baseado em fontes como sua chave pública, chave privada e blockchain atual. Através desse endereço NKN, a rede pode rotear o trânsito por meio de nós vizinhos entre o remetente e o receptor.
Desenvolvimentos recentes
Este mês a equipe NKN noticiou em sua página no Medium que implantou milhares de nós em contexto global para verificar a escalabilidade de sua rede. A NKN começará a construir sua rede própria de mineração. Os primeiros mineiros da NKN receberão recompensas apenas por compartilhar e a ajudar a construir redes de transmissão de dados no testnet da NKN.
Em termos de P&D, a NKN informou que desenvolveu uma carteira JavaSCript de código aberto. Esse repositório fornece um kit de desenvolvimento de software (SDK) em JavaScript, que inclui instruções de uso, compilação e instruções da API.
Embora o desenvolvimento da rede NKN ainda esteja em fase de testes, segundo seus desenvolvedores, vários aplicativos descentralizados foram criados usando o SDK da rede.
Além disso, a NKN anunciou diversas outras atualizações e progressos em diversos âmbitos incluindo seu ecossistema e sua comunidade. Essas notícias podem ser conferidas através da página da NKN no Medium
Progresso da Moeda NKN no mercado
Em abril deste ano, a NKN realizou uma ICO a fim de vender seus tokens e levantar fundos para melhor desenvolver seu projeto. Desde então, a Moeda NKN vem sendo negociada no mercado.
Após o lançamento no mercado, a NKN experimentou um breve mergulho inicial seguido de uma boa trajetória de alta. Contudo, no contexto geral o caminho não foi tão positivo quanto deveria ser.
Em seu maior pico, em junho deste ano, a NKN chegou a ser negociada por US$ 0,5351. De lá para cá, a moeda perdeu mais de 80% do seu valor, e segundo o CoinMarketCap, no momento desta redação era negociado por cerca de US$ 0,064.
Onde comprar NKN
De um total 700 milhões de NKN cunhadas até o momento, estão em circulação no mercado 171.585.851. Essa moedas podem ser negociadas principalmente pela Gate.io, LATOKEN E Switcheo Network, corretoras que concentram maior volume de negociação.
Para saber mais sobre a rede NKN acesse o site oficial
Ou siga o projeto pelas redes sociais
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.