O banco central norueguês (Norges Bank) está nos estágios iniciais da pesquisa para a emissão de uma moeda digital.
Apresentado na Academia Norueguesa de Ciência e Letras em 25 de abril, Jon Nicolaisen, vice-governador do Norges Bank, falou em parte sobre as diferenças entre o dinheiro mantido nos bancos hoje e a proliferação de moedas digitais, lançando a pesquisa do banco central nesta área contra o provável cenário futuro, ou seja, um mundo em que o Bitcoin e outras criptocorrências encontrem um uso mais amplo.
Particularmente atraente para alguns usuários, disse ele, são os aspectos peer-to-peer e anonimato ao enviar dinheiro – algo que as novas soluções de pagamento podem ser capazes de oferecer no futuro.
Nicolaisen prosseguiu dizendo:
“Moedas correntes digitais privadas, que fornecem anonimato, já estão disponíveis no mercado. Essas moedas podem ser usadas mesmo se os sistemas bancários falharem – enquanto a internet permanecer ativa”.
São essas características, segundo ele, que levaram o Norges Bank a considerar as novas opções. Entre essas possibilidades está a de emissão de uma moeda digital através da qual os consumidores poderiam ter uma conta no banco central. Outra proposta, disse Nicolaisen, é a introdução de um aplicativo que possibilitaria pagamentos anônimos em dinheiro.
O Norges Bank está longe de ser o único a explorar esta área, provocando o que Nicolaisen descreveu como um esforço de longo prazo para explorar os rumos que a instituição poderia tomar. Um bom número de bancos centrais em todo o mundo está pesquisando a blockchain como um possível mecanismo para emitir as moedas.
E, regurgitando o que os representantes de outros bancos centrais disseram, incluindo o do Banco da Inglaterra, Nicolaisen disse que um lançamento de uma moeda digital apoiada por um banco central poderia ter implicações significativas para o sistema financeiro de hoje.
“Para muitos consumidores, o dinheiro do banco central eletrônico poderia fornecer uma alternativa para depositar dinheiro em um banco, como fazemos com o dinheiro normal hoje. Os bancos podem atrair depósitos através das taxas de juros que eles oferecem”, disse ele.
“Mas sua capacidade de criar dinheiro e estender crédito poderia ser afetada, especialmente se esta nova forma de dinheiro eletrônico entrar em uso generalizado”, finalizou Nolaisen.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.