O valor da cédula de papel mais cara do mundo vale quase tanto quanto um Bitcoin. Isso foi publicado pela revista ForkLog.
A nota em questão é de Brunei, um dos países mais centralizados do mundo, que desde 2006 traz imagem de uma das pessoas mais ricas do país, seu líder, sultão Hassanal Bolkiah.
A nota de 10 mil dólares de Brunei custa cerca de 7,6 mil dólares. De acordo com o Сoinmarketcap, o atual custo do Bitcoin após seu crescimento a partir de US$7.460 no último dia também é de cerca de US $ 7.600.
A taxa do dólar de Brunei é quase idêntica à taxa de câmbio do dólar de Singapura, que até recentemente também tinha sua própria uma nota de 10 mil dólares. Vale ressaltar que notas de alta denominação são retiradas de circulação em todo o mundo, pois facilitam transações ilegais, como o financiamento do terrorismo, lavagem de dinheiro e evasão fiscal.
O sultão Hassanal Bolkiah, um dos últimos monarcas absolutos do planeta, é também uma das pessoas mais ricas do mundo. Sua fortuna de mais de US$20 bilhões veio dos vastos campos de petróleo e gás de Brunei, que formam a espinha dorsal da economia do país.
A população de Brunei é menos de meio milhão de habitantes. Recentemente, a rígida legislação islâmica Shariah entrou em vigor no país, o que provocou críticas de vários grupos internacionais de direitos humanos. Em dezembro do ano passado, quando a maior parte das criptomoedas estava em um nível recorde, o Banco Central do país alertou os cidadãos contra seu uso.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.