Assinado na semana passada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, a lei, que prevê a introdução de sanções duradouras adicionais contra a Rússia, contém uma disposição discreta sobre as criptomoedas. Isso foi relatado pela revista Fork Log.
Entre outras coisas, o texto do documento contém a tarefa de desenvolver uma estratégia de segurança nacional para combater o terrorismo e os tipos relacionados de fluxo de caixa ilícito.
Em particular, a necessidade é notada no seguinte excerto:
“… discussões e coleta de dados sobre as tendências do fluxo de caixa ilícito, incluindo as formas em evolução de transferência de valores como as chamadas criptomoedas…”.
O rascunho inicial da estratégia de segurança nacional dos EUA deve ser submetido ao Congresso no próximo ano e deve incluir propostas de reguladores financeiras, como o Departamento de Estado, Ministério da Segurança Nacional e outras agências e organizações governamentais.
O projeto de lei, que também inclui medidas contra o Irã e a Coréia do Norte, foi anteriormente apoiado por ambas às câmaras do Congresso dos EUA, após o que foi assinado por Donald Trump.
Nos Estados Unidos, sugeriu-se que Trump pudesse vetar o projeto de lei, embora, devido ao apoio quase unânime da lei em ambas as câmaras do parlamento, tal atitude era considerada improvável.
Como dizem os analistas, este é o maior e mais abrangente pacote de sanções contra a Rússia desde o início de 2014. O documento, em particular, inclui uma cláusula que obriga o presidente antecipadamente a coordenar com os legisladores qualquer mitigação ou cancelamento das sanções.
Como relatamos anteriormente, a recente intensificação da luta das agências de aplicação das leis americanas contra o cibercrime internacional, que culminou no fechamento do site AlphaBay da Darknet em julho deste ano, começou com instruções diretas de Donald Trump.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.