Dados do Bitnodes mostram que em 2018, o número de nós acessíveis na rede do Bitcoin diminuiu em 15,5%. No momento da redação deste artigo, o número era 10.004, sendo que durante o mesmo período, o número de nós inacessíveis também diminuiu em 33%, de 98 mil para 65,5 mil, de acordo com a CCN.
Um nó de Bitcoin acessível é um nó que recebe e envia solicitações de conexão da rede e também mantém registros de todas as transações. Nós inacessíveis, por outro lado, apenas estabelecem conexões de saída, mas não recebem nenhuma conexão.
Como escreveu a publicação, a redução no número de nós acessíveis implica um risco de maior centralização da rede do Bitcoin e, no futuro, pode levar a um ataque de 51%. Ainda segundo o Bitnodes, a redução nos nós está ligada à desconexão da rede daqueles mineradores que interromperam a mineração do Bitcoin devido a uma queda acentuada nos lucros e no mercado de criptomoedas.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.