Os bancos já perderam a corrida financeira contra empresas criptográficas e fintech. Essa opinião foi expressa pelo ex-chefe de vendas do grande banco espanhol Bilbao Vizcaya Argentaria, Salvador Casquero.
Salvador escreveu suas ideias no blog 2gether, do qual é cofundador
Segundo ele, os bancos possuem duas missões: promover a atividade econômica e mediar o intercâmbio entre quem tem dinheiro e quem precisa.
No entanto, Salvador, que dedicou 85% de sua carreira profissional ao setor bancário, acredita que o crescimento das empresas financeiras colocou em dúvida a necessidade de um sistema financeiro tradicional.
“Os bancos têm enfrentado empresas rápidas e flexíveis, otimizadas em termos de fluxo, recursos, modelos de negócios e adaptadas a cada produto específico”, escreveu Casquero.
Segundo o bancário, graças ao surgimento da Blockchain e das criptomoedas, a sociedade segue o caminho da independência financeira, que mais cedo ou mais tarde afetará as estruturas bancárias clássicas.
Vale destacar que alguns grandes gigantes financeiros já começaram a tomar medidas para a introdução de soluções oferecidas pela indústria criptomonetária: em maio, por exemplo, o JPMorgan começou a desenvolver sua própria estratégia no campo de criptomoedas.
Adicionalmente, nesta semana, o novo CEO do Goldman Sachs salientou que está considerando trabalhar com criptomoedas.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.