Usando as ferramentas do serviço Coin Metrics, Chris Russi, diretor de TI do Point-Slope Capital, concluiu que o preço do Bitcoin atualmente é significativamente subestimado.
O pesquisador observou que o indicador de “capitalização realizada” (US$80 bilhões) supera o indicador “valor da rede” (Network Value; US$60 bilhões no dia 13 de dezembro) – em essência, este último é análogo à capitalização de mercado e calculado como moedas em circulação multiplicadas por seu preço.
A base da “capitalização realizada” (Realized cap) é a agregação de UTXO [saídas de transações não gastas] levando em consideração o preço do BTC na última atividade de moedas. Vale notar que o indicador não leva em conta Bitcoin que permanecem imóveis por muito tempo e, que muito provavelmente, estão para sempre perdidos.
A discrepância entre o Realized cap e o Network value, de acordo com o pesquisador, sugere que o preço do Bitcoin provavelmente está fundamentalmente desvalorizado.
Russi analisou dados históricos e chegou à conclusão de que uma situação semelhante foi observada durante a maior parte de 2015, quando o preço esteva próximo de seu fundo.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.