A participação das maiores pools de mineração (BTC.com e Antpool) no hashrate total da rede Bitcoin está diminuindo gradualmente. Essa observação, em particular, foi compartilhada no Twitter por ArminVanBitcoin (A v B), um entusiasta de criptomoedas.
BTC dot com and Antpool continue losing their dominance of the hash rate. Smaller pools are now in the lead. Ahh … the power of competition in a global market. Sorry fudsters, mining is actually becoming more decentralized. 🍻👍 #bitcoin pic.twitter.com/rWu8PRRO5f
— A v B ⚡ (@ArminVanBitcoin) 2 de agosto de 2018
Em sua opinião, os grupos menores estão gradualmente conquistando uma considerável parte desse mercado, e a mineração em geral está se tornando mais descentralizada.
Comparando dados atuais sobre a distribuição de capacidades com uma imagem de um mês atrás, é possível perceber que a BTC.com e a Antpool, controlados pela Bitmain, ao invés de 42, representam apenas cerca de 30% do hashrate total do Bitcoin. Isso, por sua vez, reduz a probabilidade do chamado “ataque de 51%”.
No entanto, há muitos céticos entre os comentaristas. Um deles sugeriu que as pools poderiam mudar para a extração do BCH (Bitcoin Cash).
Because they swing their hashpower Bcash?
— AltsBryan⚡ (@AltsBryan) 2 de agosto de 2018
ArminVanBitcoin respondeu que, se isso estivesse acontecendo, a diferença seria insignificante, já que a extração de Bitcoin Cash é responsável por aproximadamente 7,6% do hashrate do Bitcoin.
The hashpower of #bcash is around 7.6% of #bitcoin. So we are talking about a possible 1% hash power being swapped. Even if this was actually happening, it is pretty insignificant.
— A v B ⚡ (@ArminVanBitcoin) 2 de agosto de 2018
Ainda em menção à Bitmain, lembramos que recentemente, a empresa, que é também a maior fabricante de equipamentos para mineração, se comprometeu a fazer relatórios mensais sobre suas próprias capacidades de mineração.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.