A Opus é uma plataforma inovadora que irá mudar o conceito dos aplicativos de música, sendo totalmente descentralizada e não censurável. Com a Opus, o foco do controle da propriedade criativa é dado a quem é realmente de direito, evitando o intermediário que, em quase 100% dos casos, termina sendo extremamente custoso.
Para resumir, essa plataforma vai conceder mais liberdade pros seus usuários, que poderão listar suas músicas a qualquer preço e ter a certeza que receberão todas as receitas.
Nos dias de hoje, cada vez mais passamos horas e mais horas no trânsito ou fazendo longas viagens. Nesses momentos, nada melhor do que ouvir uma boa música. A intenção da Opus é tornar isso possível, é ter a música quando e onde você precisar ou quiser, não importando o aplicativo de sua preferência. A empresa almeja acabar com a monopolização e as plataformas centralizadas.
Negócio musical
As vendas de música no mundo todo aumentaram muito no ano de 2016, um crescimento de 5,9%, lideradas por serviços de streaming, de acordo com a Federação Internacional da Indústria Fonográfica em uma nota. Esse progresso está ligado diretamente às vendas de música on demand ou streaming, uma grande parcela desse sucesso todo se deve a popularidade de plataformas como Spotify, Apple Music, Tidal e outros.
Por que não escolher alguns desses aplicativos famosos?
O grande defeito dessas grandes empresas é a ganância, por assim dizer, já que elas se preocupam muito mais com o lucro exorbitante do que com a experiência e qualidade do seu cliente. Além disso, os músicos não são tratados como merecem.
A prova disso está na quantia que eles levam desses artistas, chegam até 80% da receita, algo inaceitável. Mas não para por ai, uma das piores coisas que podem acontecer, e acaba prejudicando muito o usuário, é a concorrência por conteúdo exclusivo. Na maioria das vezes, para poder acompanhar seus artistas favoritos, você terá que pagar várias plataformas diferentes.
Tecnologia de ponta
Contando com uma tecnologia avançada a Opus tem um sistema de 4 camadas que funciona da seguinte forma:
- A primeira é uma camada superior, onde a OPUS API compartilha com vários dispositivos de terceiros para decodificar e entregar faixas de músicas.
- Camada lógica é um sistema baseado em Ethereum para lidar com todas as transações na rede Opus e acompanha um registro mundial de faixas musicais
- Camada de armazenamento: com uma rede IPFS todas as listas de musicas estão seguras e ficarão disponíveis permanentemente
- E, por último, a camada diretório é nada menos um local onde os dados mostram as faixas disponíveis na rede.
Teste a demo do projeto
Uma ótima opção antes de comprar qualquer coisa, é testar a demo do produto desejado e ver por si mesmo se é uma boa ideia ou não. A Opus disponibiliza uma demonstração básica que simula a experiência do cliente e, apesar de ainda não ter interação com a Blockchain, pode dar uma noção de funcionamento, basta instalar e fazer login no MetaMask.
Crowdsale da Opus
A Crowdsale iniciou em 24 de Julho e já foram vendidos mais de 28.254.262 tokens. A fase 3 termina logo, no dia 21 desse mês. A crowdsale oferece seus tokens para que você possa usar na compra de músicas e outros conteúdos.
Quando você faz a compra de um OTP está ajudando diretamente a fundação Opus a crescer e entrar nessa forte indústria da música. Foram disponibilizados ao todo 900 milhões de OPT, sendo que 600 milhões de tokens serão distribuídos para a fundação Opus, desenvolvedores e investidores.
100 milhões de Tokens para recompensas de adoção antecipada, marketing, compras de licença e outros. A pedido da comunidade, 95% dos tokens da fundação serão bloqueados por pelo menos 1 ano, demonstrando seu comprometimento a longo prazo. Os Tokens não vendidos serão descartados automaticamente pelo contrato inteligente. Para saber mais sobre o projeto, visite seu white-paper.
Leonardo é um dos mais novos integrantes da Equipe do BTCSoul. Ainda conhecendo melhor o mundo das criptomoedas e blockchain, Leo gosta de ler textos sobre o futuro da economia digital e se aprofundar, especialmente, nos desenvolvimentos em blockchains para games.