Sete países membros da UE – Chipre, França, Grécia, Itália, Malta, Portugal e Espanha – assinaram um memorando conjunto em que se comprometem a promover a tecnologia de registro distribuído para transformar suas economias e consolidar o status de liderança da região nesse setor.
O memorando foi assinado na terça-feira, dia 4 de dezembro, em Bruxelas, e além da tecnologia de Blockchain, cita a inteligência artificial e a Internet das coisas também como forças transformadoras.
Segundo o documento, o registro distribuído pode ser uma força decisiva para melhorar a eficiência e a transparência nos serviços públicos, começando com educação e medicina e terminando com transporte e serviços alfandegários, aumentando sua qualidade e privacidade para os cidadãos.
“Nesse sentido, acreditamos que manter a privacidade através de soluções de Blockchain pode ser um passo promissor que dará aos cidadãos a oportunidade de controlar seus dados pessoais”, diz o memorando.
Foi observado também que a responsabilidade dos governos é garantir que os cidadãos compreendam plenamente o potencial das novas tecnologias, o que requer apoio para programas educacionais em todos os níveis.
Separadamente, o documento enfatiza a futura regulamentação de tais tecnologias:
“Acreditamos que qualquer legislação relativa às tecnologias de registro distribuído deve levar em conta sua natureza descentralizada e baseada em princípios europeus fundamentais e neutralidade”
Silvio Schembri, secretário de Inovação e Finanças Digitais de Malta, também publicou um tweet no qual expressa de que Malta, o menor país da UE, assumiu a liderança na cooperação no campo de Blockchain – neste verão, por exemplo, o pequeno território tornou-se o primeiro de seu continente a adotar uma nova legislação que regula a indústria de criptomoedas e Blockchain.
@MaltaGov leads 6 other EU Member States to sign a joint declaration on cooperation on #blockchain technology. Proud to see the smallest nation in the EU taking a leading role. Thank you #France #Spain #Italy #Portugal #Greece & #Cyprus for your support.@MaltainEU #ourfuture -SS pic.twitter.com/poyETgZwCw
— Silvio Schembri (@SilvioSchembri) 4 de dezembro de 2018
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.