A startup Parity Technologies lançou uma versão beta da ferramenta Substrate, que possibilita a criação de Blockchains personalizadas para aplicativos descentralizados. Isso foi relatado no blog da empresa.
De acordo com os desenvolvedores, a tecnologia de código aberto do Substrate é “tão versátil e flexível na criação das soluções de Blockchain quanto possível”. A API do serviço permite que os usuários criem seus próprios mecanismos de consenso ou usem mecanismos já existentes.
Escrito na linguagem de programação Rust, a ferramenta Substrate é integrada ao protocolo de interoperabilidade Polkadot desenvolvido pela Parity.
“Ao criar o Substrate, levamos em conta todas as lições que aprendemos ao criar Ethereum e Polkadot”, afirmou Gavin Wood, o fundador da Parity.
O Substrate está atualmente licenciado de acordo com a GPLv3. No entanto, a equipe da Parity planeja transferir essa solução para uma licença Apache 2.0 para “máxima liberdade de desenvolvimento”. A empresa tem certeza de que posteriormente, grandes players do setor corporativo também optarão por usar essa solução.
“Com o Substrate, você não precisa saber tudo e não há necessidade de criar uma Blockchain completamente nova. Você só precisa fazer o que for necessário para obter uma cadeia que corresponda aos parâmetros que você especificou, com propriedades que permitem resolver problemas específicos”, acrescentou Wood.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.