A empresas taiwanesas de tecnologia, ASRock e Gigabyte lançaram uma placa mãe propriamente desenhada para mineração.
A Gigabyte Technology introduziu uma versão mais barata de sua placa mãe, perfeitamente feita para mineração – a Gigabyte H110-D3A, que suporta ate 6 placas de vídeo. Já a ASRock Technology lançou a nova placa-mãe H110 Pro BTC +. Ela é projetada para mineração e suporta ate 13 placas de vídeo.
Placas mãe Gigabyte
A novidade da Gigabyte esta no fator de formato ATX, que é construída usando a lógica do sistema do nível de entrada Intel H110 Express. Nesse novo tipo de placa-mãe, os usuários têm cinco conectores PCI-Express x1 e um PCI-Express x16.
A tomada LGA1151 da placa mãe Gigabyte H110-D3A está conectada a dois slots DIMM DDR4 suportando um máximo de 32 GB de RAM. A novidade também inclui quatro portas SATA-III, complementadas com um conector M.2.
A placa mãe alojada quase desapareceu com a maioria das portas de soluções LPT e COM, além disso, estão disponíveis dois vídeos PS/2, D-Sub e quatro USB 3.0. A placa também recebeu som HD de 6 canais com uma área de isolamento e uma rede Gigabit Ethernet. Espera-se que o preço do Gigabyte H110-D3A seja de cerca de US$ 70.
Placas mãe ASRock
A solução é baseada no conjunto de lógica Intel H110. O painel foi projetado para trabalhar com os processadores Intel Core da sétima geração na versão LGA1151.
Existem 13 conectores para placas de vídeo: 12 slots PCIe 2.0 x1 e um slot PCIe 3.0 x16.
Além disso, a placa está equipada com quatro portas SATA 3, um conector M.2 para o módulo de estado sólido, um controlador de rede gigabyte, um codec de áudio multicanal Realtek ALC887. Existem dois slots para memória DDR4, portas de interface DVI-D e quatro conectores USB 3.0.
A placa é feita no formato ATX com dimensões 305 × 208 mm.
Devido ao fato do Windows não suportar mais de oito placas de vídeo na prática, o potencial total desta placa mãe pode ser revelado apenas no Linux. O preço do H110 Pro BTC + é de US$ 140.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.