Após a notícia de que a Microsoft adquiriu o Github, a plataforma concorrente GitLab anunciou que seus planos Premium agora estão disponíveis para projetos de código aberto de forma gratuita. Isso foi relatado pelo TechCrunch.
A oferta também se aplica a instituições educacionais.
Today, we’re excited to announce that GitLab Ultimate and Gold are now free for educational institutions and open source projects 💜https://t.co/5PA08IYnwM
— GitLab (@gitlab) 5 de junho de 2018
A GitLab pretende atrair ainda mais desenvolvedores que começaram a migrar em grandes números da GitHub para outras plataformas.
“A maioria dos projetos educacionais e de código aberto não têm acesso a ferramentas de gerenciamento de desempenho ou segurança aumentada. Aqui na GitLab, estamos felizes por termos atingido o nível de sucesso que nos permite oferecer a essas importantes comunidades um conjunto completo de funções e fazer com que os planos Ultimate e Gold sejam gratuitos para eles”, afirmou Sid Sijbrandij, CEO da GitLab.
A empresa também anunciou que depois que a venda do GitHub foi confirmada, mais de 100 mil novos repositórios foram disponobilizados na plataforma. A maioria dos novos usuários testou um plano básico gratuito, mas limitado, denominado Core, que inclui um conjunto de todas as funções básicas, mas dificilmente é adequado para projetos realmente grandes.
Número de projetos que migraram da GitHub para a GitLab nos últimos dias
Os planos Ultimate e Gold, por sua vez, custam US$99 por mês para cada usuário e oferecem a mais ampla gama de recursos, mas não incluem suporte – esta opção pode ser comprada por US$4,95 por mês.
Lembre-se de que anteriormente, a compra do GitHub pela Microsoft foi duramente criticada pela comunidade do Bitcoin: um dos principais desenvolvedores do Bitcoin Core, Vladimir van der Laan,
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.