A startup de blockchain Enigma foi forçada a suspender a Pré-ICO de seus tokens depois que hackers invadiram o site do projeto. Como já está parecendo moda, os hackers modificaram o endereço de carteira ETH para onde os investimentos deveriam ser enviados e, com isso, US$ 400.000 foram roubados.
Pouco depois do lançamento da pré-venda na noite de segunda-feira, 21 de agosto, os autores do projeto informaram que algumas contas foram comprometidas e pediram aos participantes que não enviassem fundos para qualquer endereço até o problema ser resolvido.
WARNINGS: DO NOT SEND FUNDS TO ANY ADDRESSES. Certain Enigma accounts are under attack. We are working to resolve this, stay put.
— Enigma Project (@EnigmaMPC) 21 de agosto de 2017
Se você for para a página do token, você pode ver imediatamente uma mensagem informando que o chat Slack do projeto foi comprometido, bem como alguns endereços de e-mail:
A informação sobre os problemas do projeto Enigma foi confirmada e especificada por um conhecido usuário do Twitter sob o apelido de Whale Panda. Segundo ele, o projeto foi submetido a um enorme ataque de phishing, pelo que os participantes da pré-venda enviaram mais de US$ 400 mil para um endereço de Ethereum incorreto.
Phishing email & links were distributed for #Enigma. Already more than $400k has been send to the wrong address $ETH https://t.co/WicQ96sN3S pic.twitter.com/gxSQPXiJGV
— WhalePanda (@WhalePanda) 21 de agosto de 2017
Além disso, os representantes da Etherscan confirmaram a informação. Conforme observado na publicação na rede social, o Steemit, o Slack-chat e o site da Enigma foram invadidos, bem como o endereço para receber fundos dos pré-participantes.
“Existe uma grande probabilidade de que este seja o trabalho de algum interno”, diz o blog.
A equipe do Projeto Enigma é liderada pelo laboratório de mídia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Desenvolvido pelo projeto de startup, a Catalyst é uma plataforma para negociação algorítmica de investimentos em ativos criptográficos.
“A Catalyst é uma plataforma para comerciantes de criptomoedas, curadores de dados, desenvolvedores e investidores. Os comerciantes poderão desenvolver estratégias de negociação quantitativas poderosas usando conjuntos de dados selecionados pela comunidade. Os investidores, por sua vez, investirão nas melhores estratégias de negociação. A Catalyst permitirá que todos criem seu próprio fundo de investimento criptográfico”, informou a equipe do projeto Enigma anteriormente.
De acordo com a ideia dos desenvolvedores, os tokens serão utilizados para recompensar a criação das estratégias de negociação e fontes de dados, além de poder ser usado pelos membros da comunidade para obter acesso a serviços premium na plataforma.
Um dos investidores da plataforma é a empresa de investimentos Digital Currency Group de Barry Silbert.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.