A versão inicial do Casper (protocolo com base em Proof-of-Stake para melhorar Ethereum), deselvolvida por Vlad Zamfir, foi publicada. Seu lançamento marca o começo de uma nova etapa no desenvolvimento do ecossistema do Ethereum, e potencialmente levará a mudanças fundamentais na infraestrutura da rede.
De acordo com a idéia de Zamfir, o Casper deve mudar completamente os princípios de criação e distribuição de blocos do Ethereum, já que é focado em protocolos Correct-by-Construction, que simplificarão o processo de alcance do consenso em uma “rede parcialmente síncronizada”. Em outras palavras, reduzirão a complexidade geral da Blockchain como um todo. Seus mecanismos são descritos em detalhes no documento “Casper: um fantasma amigável”.
Atualmente, os mineradores extraem novos blocos usando o método Proof-of-Work, que consome muita energia; o Casper sugere outro modelo completamente diferente. Usando o algoritmo Proof-of-Stake, os usuários podem depositar (congelar) temporariamente alguns de seus criptoativos e receber recompensas à medida que novas moedas aparecem.
Vitalik Buterin também concorda que a transição para o modelo Proof-of Stake afetará positivamente a rede inteira, mas sua abordagem difere um pouco da idéia de Zamfir. O fundador do Ethereum descreveu em detalhes sua versão alternativa do Casper em três white papers (dispponíveis aqui, aqui e aqui). Além disso, os desenvolvedores anunciaram recentemente que pretendem usar o código do protocolo experimental como base para uma nova rede de testes.
Lembramos que, em 16 de outubro, o hardfork Byzantium foi realizado na rede Ethereum. A atualização foi o primeiro passo dos desenvolvedores do Ethereum no caminho para a implementação do algoritmo de consenso Proof-of-Stake como parte do um grande hardfork Metropolis.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.