Primeiro Ministro da Ucrânia Volodymyr Groisman apresentou o projeto de resolução do Conselho de Ministros sobre a transição para a economia digital. O chefe de governo escreveu isso em sua página no Facebook:
Um mês atrás, eu anunciei a transição para a construção da #TsyfrovaEkonomika na Ucrânia, dei instruções para a preparação de um plano de ações prioritárias. Hoje, eu quero apresentar a vocês o projeto do Gabinete dos Ministros.
A economia digital é um acelerador do desenvolvimento social e econômico no mundo moderno e pode aumentar rapidamente o PIB. Alguns exemplos: na introdução dos princípios da economia digital permitiram que países como Estónia, Israel, Irlanda e Suécia fizessem um avanço médio de 12% a 20% em seu PIB.
O que exatamente é a Economia digital? É a introdução de direitos digitais, serviços digitais universais, local de trabalho digital, “embaixadores digitais” e foco na educação online. Também é o desenvolvimento da Indústria 4.0, “fábrica inteligente”, tecnologia de construção, parques de engenharia inovadora.
Esta tal de blockchain é uma tecnologia aditiva e de inteligência artificial. Assim, o plano de ação é muito ambicioso. No entanto, estou absolutamente convencido de que temos os recursos para realizá-lo e dar um salto qualitativo no desenvolvimento do país.
Resumindo, o primeiro ministro pretende investir recursos e esforços na criação de fabricas modernas, escolas atualizadas que possam fazer melhor uso dos sistemas tecnológicos existentes atualmente e investir nas indústrias FinTech para melhorar as condições de vida das pessoas de seu país, e para isso ele conta com ambicioso projeto de modernização.
BitFury na Ucrânia
Em abril de 2017, o governo da Ucrânia e a Bitfury assinaram um memorando de cooperação, dentro do qual a empresa americana irá fornecer uma ampla gama de soluções baseadas no blockchain para a administração pública.
Modernizar os serviços eletrônicos existentes tem sido o maior objetivo em longo prazo da Agência Eletrônica da Ucrânia, liderada por Oleksandr Ryzhenko. A Blockchain serve como uma das tecnologias-chave neste esforço, pois permite aumentos maciços na eficiência e transparência dos processos.
O novo programa visa colocar quase todos os dados eletrônicos do governo dentro de uma Blockchain. Isso é sem precedentes entre iniciativas similares anteriormente lançadas por outros governos, uma vez que se limitavam a setores específicos, como títulos de terras e propriedade imobiliária.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.