A empresa de tecnologia financeira Bankex testou uma versão beta do protocolo Plasma Like na rede de teste Rinkeby, aumentando o número de transações por segundo para 5000 e eliminando a comissão de gás.
#Cryptokitty causes many #ETHEREUM transactions that had previously taken seconds to currently fail entirely. BANKEX Foundation developed Plasma that is expected to boost transaction speed to 100.000 transactions per sec. And all this at zero cost! https://t.co/WZMaxmocIk
— BANKEX (@BankExProtocol) 25 de dezembro de 2017
A contínua “invasão de cripto gatos” provocou o congestionamento da rede Ethereum, que causou lentidão no processamento de muitas transações, ou mesmo o cessamento das mesmas devido ao excesso do limite de gás. Apesar do fato de a situação poder ser chamada de cômica – já que os usuários gastaram milhões de dólares em “gatinhos criptográficos” –, ela é um desafio sério para a criptocomunidade.
Em agosto de 2017, Vitalik Buterin e Joseph Poon desenvolveram o conceito do protocolo Plasma Like, cuja implementação prática foi realizada pela Bankech em uma rede de teste. Vale notar que os desenvolvedores não pararam por aí e pretendem alcançar 100 mil transações por segundo nas próximas versões.
O protocolo permite que os usuários transfiram fundos instantaneamente da Blockchain do Ethereum a uma rede Bankex compatível. Por sua vez, a própria empresa é responsável pelo suporte de contrato, que fornece a capacidade de devolvimento de fundos à rede Ethereum a qualquer momento.
Recorde que anteriormente, o projeto Liquidity Network apresentou um protocolo offchain para carteiras Ethereum, conectando recipientes e remetentes através de “hubs” especiais, dos quais participam uma série de canais de pagamento. Esta solução adquiriu o nome de Lightning Network para o Ethereum.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.