Muitas pessoas estavam querendo participar da ICO da startup Status ontem. Isso não é inteiramente surpreendente, já que as ICOs de criptografia são o quente do momento.
Infelizmente, essa ICO em particular viu uma serie de problemas. Quando tudo foi dito e feito, muitos investidores foram deixados na mão. Isto é parcialmente devido a um problema com a próprio ICO, bem como a MyEtherWalet, que não foi capaz de fazer as transferências necessárias. Para resumir tudo, a blockchain Ethereum simplesmente não conseguiu acomodar esse interesse global e foi down.
Situação de ICO deixa gosto amargo
Ninguém duvida que a equipe de Status sabe o que está fazendo. Se esse não fosse o caso, o projeto não teria arrecadado tanto dinheiro em tão pouco tempo. O white-paper do projeto parece muito interessante, e concentrar-se no ecossistema móvel é uma ideia inteligente. Do ponto de vista conceitual, não há escassez de elogios para a Status agora. Infelizmente, o aspecto do ICO continuará assombrando-os por algum tempo.
É importante notar que o próprio site do ICO conseguiu acompanhar a demanda, o que é uma raridade nos dias de hoje. Múltiplos ICO desmoronaram devido ao fato de o site ficar sobrecarregado com os visitantes.
Esse não era o caso do ICO da Status, principalmente porque eles permitiram que os investidores tivessem acesso ao endereço de depósito do contrato inteligente com bastante antecedência. A equipe também decidiu aceitar apenas depósitos a partir de um determinado bloco da rede. Esta é uma ideia inteligente, embora tenha causado alguma confusão entre os investidores.
Esse também foi o ponto onde os primeiros problemas se tornaram evidentes. À medida que o bloco de rede para o ICO se aproximava, as pessoas começaram a enviar grandes quantidades de Ethereum com antecedência.
A blockchain Ethereum
Todas essas transações foram rejeitadas, é claro, mas causou muita sobrecarga na blockchain Ethereum. Ao contrario do que muitas pessoas pensam, a cadeia de blocos do Ethereum não lida com grandes quantidades de transações muito bem. Eventualmente, o bloco de rede foi atingido, mas causou outro problema pouco depois.
Obter fundos enviados para o endereço de contrato inteligente fornecido era praticamente impossível. A página de contribuição do Status ICO indicou como os usuários só podiam enviar transações a 50 Gwei (Wei medida de Ethereum equivalente a satoshi para o Bitcoin) no máximo.
Infelizmente, esta foi uma informação falsa. Qualquer pessoa que usasse 50 Gwei ou menos foi praticamente impedida de conseguir uma transação. Muitos investidores enviaram transações de 100 Gwei o que fez com que a fila crescesse ainda mais. Infelizmente, isso também significou que essas pessoas puderam investir em uma ICO, o que deveria ter efetivamente bloqueado essas transações completamente.
Para piorar as coisas, isso causou ainda mais o congestionamento da rede Ethereum. Muitos clientes não conseguiram mesmo transmitir transações para a blockchain. Isso afetou principalmente os usuários do MyEtherWallet, embora alguns usuários de Mist e Parity também estivessem tendo complicações.
É evidente que os serviços centralizados de carteira – ou os seus plugins – falharão se a blockchain Ethereum não puder acompanhar o número de transações. Enviar dinheiro através da MyEtherWallet foi impossível, já que nenhuma das transações chegou até a cadeia de blocos.
Tudo isso destaca alguns dos maiores problemas em relação ao Ethereum. Por mais saudável que a tecnologia seja, ainda sofre os mesmos problemas que o Bitcoin. O alto volume de transações não pode ser tratado corretamente, o que é um grande problema.
Levaram várias horas antes de as coisas voltarem ao normal. Mesmo agora, serviços como MyEtherWallet estão lutando para transmitir transferências corretamente. Este não é um bom desenvolvimento para o Ethereum por qualquer meio. Nem é uma boa notícia para o ICO da Status, como é, de longe, um dos projetos mais controversos nos últimos meses.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.
Ethereum está caindo muito, é sinal de fraqueza ou de que está a desabar sem volta?
Esto com receio de perder todo meu investimento realizado na moeda, quero apenas voltar para Bitcoin, porém se faço agora vou levar um baita prejuízo… o que fazer??
Oi Sérgio,
infelizmente, essa é uma decisão que eu não posso te ajudar a tomar. Pense bem, e veja os seguintes panoramas:
1.º você precisa tirar seu dinheiro para o mundo físico agora?
2.º você acha que o Ethereum não tem mais valor nenhum como tecnologia e irá cair no abismo do esquecimento?
Respondendo a essas perguntas e pensando um pouco você consegue saber se vale a pena tirar seu dinheiro ou não. Espero ter ajudado!
Na poloniex você consegue comprar outras moedas usando ETH. Sugiro você comprar alguma moeda mais promissora e esperar ela valorizar. Assim, você, teoricamente, está tirando seu investimento em uma empresa furada e aplicando em outra empresa que tenha um futuro mais estável.
A questão do blockchain da Ethereum não acompanhar o capmarket é ineretente a próprio oferta ICO feita pela Status. Como opera em blocos a mineração acaba por particionar o valor da moeda fazendo com seu valor fique fracionado e o nivel de transações acabou por gerar uma queda dos preços pois o blocos minados acabavam direcionando a capacidade computacional para os bolocos fracionados. É um movimento de mercado próprio de um sistema blockchain aderindo a novas ICO. É parecido no mercado de capitais quando da oferta de ações lotes gigantescos acabam por gerar uma concentração de volumes negociados derrubando lotes menores, o que pode ser entendido com uma oferta muuito concentrada, garantindo o controle, e um marketshare deficiente das ações negociadas. A padrozinação das ofertas ICO, principalmente com a Ethereum deveria ser minados em blocos que no minino exigisse um hash de 1.6GH/s, para manter o padrão nas transações. Diria mais, que o hash devria ser de 1,83GH/s, devido impedância na mineração.