Na década de 2000, as técnicas da Web 2.0 permitiram que os usuários interagissem e colaborassem entre si. Assim, nasceu a web social, materializando a visão de Tim Berners-Lee [o inventor da World Wide Web]: “um lugar onde todos nos conhecemos e lemos”. Através das inúmeras plataformas que surgiram naquela época, os usuários puderam de repente compartilhar online suas opiniões, pensamentos e experiências em comunidades virtuais. A internet, no entanto, logo seria dominada por um conjunto fechado de plataformas e players, questionando assim a neutralidade desse espaço.
Hoje em dia, novas capacidades, como as tecnologias de blockchain, estão impedindo um movimento da centralização dos serviços [i]. As redes sociais, os blogs e, basicamente, os serviços peer-to-peer podem ser tecnicamente construídos e executados sem depender de uma organização única e central. Portanto, é interessante discutir como esse movimento pode eminentemente transformar plataformas colaborativas, como revisar sites.
Um site de revisão é um site no qual as avaliações podem ser postadas sobre negócios, produtos ou serviços. Embora as análises dos consumidores tenham demonstrado serem altamente úteis e influentes para os usuários, elas estão comumente sujeitas a preocupações e críticas.
Os indivíduos da REVAIN estão reinventando o modelo de revisão e tem como objetivo enfrentar os desafios mencionados anteriormente. Eles o fazem alavancando a tecnologia subjacente ao Bitcoin mais conhecida como blockchain. A Blockchain pode lançar as bases para criar uma nova plataforma de revisão inteligente, colaborativa e robusta.
O primeiro pilar é TRANSPARÊNCIA
Uma plataforma de revisão baseada em blockchain fornece aos usuários, comerciantes e terceiros uma visão clara sobre os mecanismos e regras que regem as revisões. Ela também oferece a todos os participantes uma visibilidade igual das atividades.
O segundo pilar é a IMUNIDADE das revisões
A plataforma oferece uma única fonte confiável de informações que não podem ser alteradas por qualquer parte (pelo menos não sem que ninguém perceba). É uma qualidade óbvia estabelecer confiança entre todas as partes interessadas, mas também pode vir com riscos (afinal, queremos realmente um histórico não editável?).
Para compensar esses riscos, precisamos fornecer mais contextos, para ajudar os usuários a colocar opiniões em perspectiva, para equilibrá-las. A resposta a esta pergunta complicada vem aqui em formas complementares:
O Último (mas não menos importante) pilar: GOVERNANÇA e ECONOMIA da plataforma
A Blockchain permite nova forma de organização econômica e governança [iii]. Através da emissão e troca de tokens digitais, permite um fluxo de valor direto daqueles que produzem valor para aqueles que consomem esse valor, sem a necessidade de uma autoridade central dominante. Através desse token, os escritores podem ser recompensados por revisões genuínas e construtivas; As empresas pagam para expor essas críticas e os atores ruins são punidos quando quebram as políticas predefinidas. Em última análise, trata-se de projetar e reforçar um relacionamento em que as forças das partes interessadas alcancem um ponto de equilíbrio, o bem comum e a sustentabilidade da plataforma.
A descentralização da gestão da reputação poderia trazer muito valor ao público e às empresas. A REVAIN realiza um projeto que visa mover os serviços de revisão um passo adiante, trazendo muitas proposições inovadoras no nível técnico, mas principalmente em nível de negócios. Com um financiamento sólido graças à sua recente ICO, estamos muito interessados em ver como isso vai acontecer!
[i] Matthew Hodgson (9 de outubro de 2016). “Uma rede descentralizada tornaria o poder de volta às pessoas online”. TechCrunch. AOL Inc.
[ii] Caitlin Hudson (11 de julho de 2017). “A Amazon está tirando o poder das marcas, lançando outra indústria em turbulência”. Observação do mercado.
[iii] Sinclair Davidson, Primavera De Filippi, Jason Potts. (8 de março de 2016). Economia de Blockchain disponível na SSRN: https://ssrn.com/abstract=2744751 ou http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.2744751
Thiago é co-fundador e o suporte técnico, famoso faz-tudo, por trás do BTCSoul. Para ele o interesse nas criptomoedas, Blockchain e Bitcoin se encontra também em seu código.
A Exchange baseada em Hong Kong, Bexplus, anunciou seu novo programa de bônus: os primeiros 500 novos usuários a se…
Por mais que depositar no Fundo AMFEIX seja um processo simples, alguns usuários requerem detalhes adicionais sobre como realizar depósitos…
O Torneio Kingdom no bitcoincasino.io permite que você ganhe mais de 320 mBTC ou 640 entradas grátis em toda aposta…
A exchange focada em tokens futuros, ou IOUs, xFutures.io está permitindo uma oportunidade única para os usuários de alguns grupos…
Tópicos Pré venda conduzida em 2017 com bônus de 15% em US$ 27,49 por tokenVenda pública feita em outubro de…
O Polkadot tem sido um tópico constante em círculos de investimento em criptomoedas durante os últimos meses. Apesar disso estar…