No dia 08 do mês corrente, a administração da rede social Twitter suspendeu a conta @Bitcoin, conhecida por seus sentimentos “anti-Bitcoin” e suporte ativo ao Bitcoin Cash. O diretor executivo do portal Bitcoin.com e proeminente defensor da moeda, Roger Ver, já afirmou que esta é a ” morte da liberdade de expressão”.
So this is how free speech dies…with thunderous applause.@bitcoinhttps://t.co/TMZc0EWoIx
— Roger Ver (@rogerkver) 8 de abril de 2018
“É assim que a liberdade de expressão morre… com estrondosos aplausos”, escreveu Ver no Twitter, parafraseando uma citação do terceiro episódio de “Guerra nas estrelas”.
Vale à pena notar que a conta @Bitcoin não detinha relação oficial com a Primeira Moeda. Além disso, essa não é a primeira vez que a administração do Twitter impõe sanções à ela: no passado, um bloqueio semelhante foi resultado de uma pesquisa na qual os usuários do Bitcoin Core foram referidos como “hordas de haters e trolls da Internet”, enquanto a comunidade do Bitcoin Cash foi apresentada como “hospitaleira, simpática e que dá valor a liberdade”.
“O que você semeia, colherá. No entanto, a perda de milhões em gastos para comprar uma conta é inestimável”, observou o conhecido entusiasta de criptomoedas WhalePanda.
Karma is a $BCH. ¯\_(ツ)_/¯ What goes around comes around. Losing the millions you spend on getting the handle is pretty priceless though. https://t.co/LLJJJnsVed
— WhalePanda (@WhalePanda) 8 de abril de 2018
Por sua vez, o criador de Litecoin, Charlie Lee, expressou sua reação ao bloqueio da conta laconicamente – colocando um emoji “chorando de rir”.
Oh snap! @bitcoin 😂 pic.twitter.com/yGcIcioxC6
— Charlie Lee [LTC] (@SatoshiLite) 8 de abril de 2018
Pouco depois, Lee acrescentou que “a liberdade de expressão não morreu apenas porque uma empresa privada bloqueou uma conta“.
“Se o Twitter tivesse congelado todas as contas dos apoiadores de Bcash, teria sido censura. Mas mesmo neste caso, a questão não diz respeito à liberdade de expressão, porque você está livre para usar outra plataforma”, acrescentou Lee.
No Roger, freedom of speech doesn’t die because one private company suspended an account. 🤦♂️
If Twitter suspended all accounts of Bcash supporters, then that’s censoring and bad. Yet, still nothing to do with freedom of speech as you are FREE to use a different platform. https://t.co/bwTWAKKhrZ
— Charlie Lee [LTC] (@SatoshiLite) 8 de abril de 2018
Como se tornou conhecido mais tarde, a administração do Twitter, aparentemente, não apenas bloqueou, mas excluiu completamente a conta @Bitcoin, pois um dos usuários (presumivelmente da Turquia) conseguiu registrar novamente a conta correspondente.
This random that took over the @bitcoin account must think twitter is the coolest thing ever. He logs on and within an hour has 2500 followers, says hello and gets 1000 likes… pic.twitter.com/Zfjllxc1WU
— Ran NeuNer (@cryptomanran) 8 de abril de 2018
“Essa pessoa aleatória que conseguiu a conta do @Bitcoin deve achar que o Twitter seja a coisa mais legal do mundo. Ele logou e dentro de uma hora ele tinha 2,5 mil leitores. Ele disse “Olá” e conseguiu 1mil curtidas”, disse Ran Neuner, repórter da CNBC.
Vale notar que, no momento da publicação, a conta do Twitter @Bitcoin havia sido novamente alterada, sendo que o acesso às mensagens desse usuário é limitado e “apenas usuários aprovados podem ver os tweets e o perfil completo”.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.