Um dos principais apoiadores do Bitcoin Cash, o Jesus do Bitcoin e dono do portal Bitcoin.com, Roger Ver, em resposta à ameaça de um processo pelo uso da palavra “Bitcoin” em relação ao fork de agosto, publicou uma análise comparativa das características do Bitcoin, que ele chama de Bitcoin Core, e o Bitcoin Cash.
Being the chain originating from the genesis block with the highest accumulated proof of work is only one of the metrics that makes Bitcoin Bitcoin.
Edit and decide for yourself which has more Bitcoin-ness: https://t.co/lldt4n2W4C pic.twitter.com/FnZGye39cF— Roger Ver (@rogerkver) 27 de abril de 2018
Ver começou a história com uma discussão que surgiu no Twitter nessa semana entre os defensores do Bitcoin Cash e os apologistas do Bitcoin. O assunto da disputa são os critérios pelos quais é possível determinar qual versão do Bitcoin pode ser chamada de real.
Ele deu ênfase especial à posição de Erik Voorhees, que afirmou que o Bitcoin Cash não pode e nunca será um Bitcoin real, já que não é a cadeia com o maior hashrate.
&
Roger – please stop referencing me to back up your opinion that Bitcoin Cash is Bitcoin. It isn’t. Bitcoin is the chain originating from the genesis block with the highest accumulated proof of work. The Bitcoin Cash fork failed to gain majority, thus it is not Bitcoin.
— Erik Voorhees (@ErikVoorhees) 27 de abril de 2018
“Acho que esta é uma visão muito míope. Eu não acho que uma cadeia com o maior hashrate seja a única característica inerente ao Bitcoin real. Na minha opinião, existem vários critérios desse tipo”, disse o dono da Bitcoin.com em sua mensagem de vídeo no Youtube.
Ver enfatiza que o WhitePaper do Bitcoin diz que é um sistema de pagamento eletrônico P2P. Em sua opinião, esta é a principal definição de Bitcoin.
“A equipe do Bitcoin Core até riu da ideia de que o Bitcoin deveria desempenhar um papel de dinheiro. Este objetivo é obviamente perseguido apenas pelo Bitcoin Cash”, explicou ele.
O proprietário do Bitcoin.com acrescentou que o Bitcoin perde completamente para o Bitcoin Cash em parâmetros como baixas comissões e pagamentos rápidos. Ao mesmo tempo, ele apontou que o Bitcoin não oferece pagamentos confiáveis, ao contrário do Bitcoin Cash.
“No site Bitcoin.com, você pode obter 10 centavos em um equivalente de BCH gratuitamente, o que não é possível com o Bitcoin Core, onde a comissão será superior a esse valor. E mesmo se você conseguí-los, não será capaz de usá-los”, disse ele.
Depois dessas palavras, Ver voltou-se para os “mandamentos” de Satoshi Nakamoto no fórum Bitcointalk, onde o criador do Bitcoin escreveu sobre a necessidade de dimensionamento on-chain. De acordo com esse parâmetro, ele afirmou, o Bitcoin Cash também deixa o Bitcoin para trás.
Além disso, Satoshi falou sobre a necessidade de introduzir pagamentos irreversíveis, processados por um mecanismo especial em apenas 10 segundos, sem esperar pela confirmação.
E novamente, Ver enfatiza que o Bitcoin não tem essa solução, enquanto na Blockchain do Bitcoin Cash, isso já é possível. Em sua opinião, o Bitcoin Core é extremamente hostil a essa ideia, embora ela tenha sido oferecida pelo próprio Satoshi ainda em 2010.
O WhitePaper do Bitcoin, continua o apologista do hardfork de agosto, fala sobre a cadeia de assinaturas digitais; Ver diz que o protocolo Segregated Witness mudou essa característica fundamental no Bitcoin, mas enfatiza que ela ainda existe no Bitcoin Cash.
Roger Ver também destacou que o Bitcoin Cash adicionou ou reativou alguns dos opcodes e capacidades de script, em relação aos quais o Bitcoin Core, segundo ele, é igualmente hostil.
Ele acrescentou que tanto no Bitcoin quanto no Bitcoin Cash, existe a função hash SHA-256, onde cada processador corresponde a um voto. A única coisa em que o Bitcoin Cash perde, de acordo com o Jesus do Bitcoin, é no acúmulo do maior hashrate.
“Eu acho que uma cadeia com o maior hashrate é uma característica tão importante quanto o sistema de pagamento P2P. No entanto, o último parâmetro pode até ser mais importante”, disse ele.
Como resultado, se esses parâmetros tiverem 5 pontos de importância cada um e os demais parâmetros corresponderem a 1 ponto, o Bitcoin Cash, de acordo com a classificação de Ver, atende aos requisitos de um verdadeiro Bitcoin em 68% dos casos, enquanto o Bitcoin (BTC), em apenas em 32%.
“Não estou dizendo que o Bitcoin Cash é a única interpretação verdadeira do Bitcoin, mas também não acho que o Bitcoin Core seja essa interpretação”, explicou Ver.
Ele enfatizou que não considera nomes um argumento forte, e que ninguém força ninguém a usar o Bitcoin Cash.
“Eu acho que no futuro, o Bitcoin Cash, tem todas as chances de se tornar a cadeia com o maior hashrate”, afirmou o proprietário do Bitcoin.com.
Lembramos que Roger Ver pode enfrentar um processo por usar a palavra “Bitcoin” em relação ao Bitcoin Cash na plataforma Bitcoin.com.
O iniciador da ação foi o conhecido usuário do Twitter, @MoneyTrigz, administrador da revista CoinTimes e coproprietário do site Coindaily.co.
Conforme notado, Roger Ver, reescreveu as partes-chave do Bitcoin.com de forma que o Bitcoin Cash aparece como o verdadeiro Bitcoin. Por exemplo, a seção Block Explorer mostra um Bitcoin com um ticker BCH, enquanto o ticker BTC corresponde a uma criptomoeda inexistente chamada Bitcoin Core.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.