Faz um pouco mais de cinco anos desde que Ross Ulbricht foi colocado atrás das grades. Ele foi o fundador da Silk Road, um mercado da Darknet que listava todos os tipos de produtos e serviços, tanto legais como ilegais.
Por mais que a Silk Road seja um recurso que facilitou algumas atividades ilegais, não se pode negar que o portal também que foi um dos pioneiros no uso do Bitcoin. A maioria dos usuários preferiu ser pago em Bitcoin em vez do dólar, pois era mais privado e difícil de rastrear.
Cinco anos depois, Ross tentou várias vezes defender seu caso, mas o esforço foi em vão. Desta vez, ele escreveu uma carta manuscrita destinada a Roger Ver. Para os que não sabem, Roger foi um dos maiores defensores de Ross, pedindo várias vezes sua liberação e inclusive auxiliando no pagamento de advogados para levar seu caso adiante.
Na carta, ele reiterou sua determinação em combater as acusações contra si. No entanto, Ross reconheceu que o caminho legal não parece ser algo frutífero. Assim, ele insta para que Roger Ver e outros fãs de criptomoedas e da Darkweb façam upload de vídeos, expressando seu apoio a ele, forçando assim a mão do governo para libertá-lo através do perdão presidencial.
Free Ross
No dia de sua prisão, agentes do FBI invadiram uma biblioteca pública em São Francisco, prendendo Ross. Ele foi acusado de formar e administrar o que o bureau denominou como “o mercado criminal mais sofisticado e extenso na Internet hoje”.
Lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e hacking foram algumas das acusações que ele enfrentou. E, por estes, ele foi condenado à prisão perpétua dupla e, em seguida (como se não bastasse) a mais 40 anos. Após as tentativas de apelar contra a sentença, um juiz federal responsável as negou.
Em sua recente carta para Roger Ver, ele começa inicia dele da seguinte maneira:
A carta, então, apontou para o fato de que um perdão presidencial é a única opção viável e, assim sendo, Ross pediu o apoio de Roger e de outros para obtê-lo:
Apoio da comunidade para Ross Ulbricht
Ross tem sido um fator unificador no setor criptomonetário, apesar de não ter sido exatamente um propositor de criptomoedas. Todos, desde os maximalistas do Bitcoin a até pessoas mais conservadoras, expressaram seu desejo de que Ross seja libertado.
Esse movimento foi liderado pela mãe de Ross, Lyn Ulbricht, de 64 anos. Há apenas quinze dias, a incansável Lyn declarou durante uma entrevista:
Para os interessados em assinar a petição ou enviar um vídeo expressando seu apoio, você pode entrar em contato com a equipe do freeross.org. Há ainda uma petição online, que até agora juntou mais de 114000 assinaturas e qualquer pessoa pode ajudar.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.