Na Rússia, pode ser estabelecido um sistema de transferências de mensagens e pagamentos transfronteiriços baseado na tecnologia de registro distribuído. Vale ressaltar que um desconexão do sistema SWIFT não ameaça a Rússia, já que ele não é lucrativo para participantes globais. Isso foi afirmado em entrevista ao RT feita pela primeira vice-presidente do Banco Central, Olga Skorobogatova.
Ela afirmou que para criar o CBR Financial Messaging Systema (FERS) foram reunidos mais de 400 participantes, incluindo bancos, tesourarias e entidades legais.
“Agora damos uma oportunidade de conectar este sistema e não residentes – tanto bancos quanto entidades legais. No futuro, com respeito ao desenvolvimento do espaço transfronteiriço, esperamos poder falar sobre a utilização da tecnologia de registro distribuído para criar um novo sistema de transmissão de mensagens e cálculos, mas isso deve ser feito apenas em co-autoria com outros países”, afirmou Skorobogatova.
Como ela disse, agora o Banco Central da Federação Russa está focado em projetos de criação de hipotecas eletrônicas, cartas de crédito e garantias baseados na Blockchain.
“Planejamos que os laços eletrônicos se tornem operativos já no próximo ano, cartas de crédito e garantias são o segundo estágio de desenvolvimento”, compartilhou a primeira vice-presidente do Banco Central da Rússia.
Olga Skorobogatova não fez comentários sobre se no futuro, a Blockchain será empregada no mecanismo de identificação remota de usuários.
Adicionalmente, ela novamente destacou que o Banco Central continua contido em relação às criptomoedas e que o regulador financeiro não discutirá seu reconhecimento.
“Com o governo, estamos apenas discutindo a elaboração de um projeto de lei sobre ativos digitais, mas a preocupação maior são os conceitos e definições necessários para o desenvolvimento da economia digital. A alta volatilidade do mercado criptomonetário apenas confirma esses ricos, a respeito dos quais o Banco Central alertou os cidadãos”, finalizou Skorobogatova.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.