Em janeiro, uma transação enviada pelo Reminder, para a News Media Canadá foi bloqueada pelo PayPal por ser incompatível com a “política de uso aceitável” do PayPal.
O Reminder, anteriormente conhecido como Flin Flon Daily Reminder, é um jornal publicado três vezes por semana no Canadá.
Uma redatora do Reminder, Valerie Durnin enviou um pagamento de US$ 242,95 para a equipe do News Media Canadá para confeccionar um artigo intitulado “família síria se adapta à nova vida” para os prêmios comunitários anuais dos jornais canadenses.
Notícias proibidas
Mais tarde, descobriu-se que o PayPal havia bloqueado a conta da News Media Canadá porque a transação continha a palavra-chave “na Síria.”
No PayPal, quando uma instituição ou um indivíduo envia o pagamento para o outro, a transação é considerada um pagamento de bens ou serviços. Sob esta categoria transacional, os usuários são obrigados a introduzir a descrição do item, bem ou serviço a ser vendido à outra parte, no caso da Reminder e News Media Canadá, o algoritmo foi desencadeado porque o editor da Reminder havia incluído o título do artigo que continha a palavra-chave “Síria” na transação.
Inicialmente, o PayPal bloqueou o pagamento por 72 horas e prometeu a Reminder uma resposta ou um follow-up dentro de três dias. Depois que 72 horas se passaram, a equipe do PayPal ainda não tinha emitido nenhuma explicação ou uma resposta e simplesmente redirecionado o pagamento de volta para a Reminder .
Quando a Reminder contatou a News Media Canadá para resolver o problema da falha no pagamento, a equipe da News Media Canadá percebeu que o PayPal havia bloqueado as transações de entrada da Reminder e da conta real da News Media Canadá, o que significava que a conta de PayPal da News Media Canadá não era elegível para receber ou enviar pagamentos a ninguém ou mesmo retirar o saldo da conta.
Independentemente da finalidade do pagamento, a equipe PayPal continuou a bloquear a conta da News Media Canadá e exigiu que o meio de comunicação lhe fornecesse detalhes explícitos sobre o tema do artigo.
Somente após a restauração da conta, que um porta-voz do PayPal Canadá enviou um email para News Media Canadá afirmando que o Departamento do Tesouro dos EUA tem regulamentos para o envio de pagamentos para a Síria. Todo o processo de desbloquear a conta e ter a transação concluída consumiu uma semana.
Bitcoin e liberdade financeira
Tais casos envolvendo prestadores de serviços financeiros centralizados levaram a um grande desconforto para as empresas e indivíduos ao longo das últimas décadas. O PayPal é conhecido por suas ações imprudentes relativas ao consumidor, impedindo operações e desativando contas a seu bel prazer sem tentar chegar a uma resolução com os titulares de contas .
É importante para os usuários a compreenderem a importância da privacidade financeira e o mérito de usar um sistema de pagamento descentralizado ou uma via de pagamentos como o Bitcoin. Prestadores de serviços financeiros centralizados, como o PayPal não devem ou não deveriam ser capazes de bloquear os pagamentos dos operadores das empresas genuínas com base em acusações infundadas.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.
Ótimo artigo. Já sofri muito com paypal. Isso que dá quando um gigante de pagamentos detém monopólio. Digo monopólio porque não tem nenhum sistema que concorra com eles.