A Securities and Exchange Commission dos Estados Unidos (SEC) começou a considerar duas ofertas de fundos de índice de Bitcoin (ETF) sem qualquer publicidade. A julgar pelos documentos datados de 23 de março e publicados no dia anterior, a agência já está se preparando para os procedimentos formais pertinentes.
Como dito nos documentos, a agência pretende levantar a questão da revisão das regras atuais e, como resultado, aceitar ou rejeitar o acréscimo de dois ETFs, propostos pela ProShares, à listagem da Bolsa de Valores de Nova York.
Os fundos ProShares Bitcoin ETF e ProShares Short Bitcoin ETF estão previstos como futuros de Bitcoin, com a ajuda dos quais investidores de varejo poderão investir (ou apostar na caída) na criptomoeda principal.
“A consideração é adequada devido a questões legais e políticas causadas pela mudança proposta nas regras. O início do processo não indica que a SEC já tenha tirado conclusões sobre questões emergentes”, afirmam os documentos.
Vale notar que a ProShares ofereceu esses dois ETFs ainda em setembro do ano passado, chegando à frente da CBOE e da CME.
Vale ressaltar que anteriormente, a SEC solicitou a retirada de todas as solicitações para criação de ETFs de Bitcoin. O comunicado divulgado na época dizia que o regulador não pretendia aprovar tais produtos até que medidas adicionais fossem tomadas em prol da proteção aos investidores.
Lembramos que mais cedo, Dalia Blass disse que a SEC enfrentou algumas dificuldades no desenvolvimento de uma política regulatória relacionada aos ETFs do Bitcoin.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.