Mais de 4.275 recursos da Internet – de propriedade principalmente dos governos dos EUA e da Inglaterra – foram infectados com um mineiro secreto de Monero. Este incidente foi relatado pelo especialista em segurança cibernética, Scott Helme.
Inicialmente, o especialista encontrou um mineiro no site do governo do Reino Unido, ico.org.uk.
Ummm, so yeah, this is *bad*. I just had @phat_hobbit point out that @ICOnews has a cryptominer installed on their site… 😮 pic.twitter.com/xQhspR7A2f
— Scott Helme (@Scott_Helme) 11 de fevereiro de 2018
De acordo com Scott Helme, todos os sites infectados utilizaram um popular script de texto chamado BrowseAloud de TextHelp.com. O menor valor usado no código do script foi de 40% dos recursos de computação dos visitantes para os sites de mineração da Monero, sendo que após isso, ocorria o envio de moedas para as carteiras dos hackers.
Por sua vez, representantes do TextHelp.com confirmaram que um de seus scripts foi comprometido durante um ataque cibernético. Antes da conclusão da investigação do incidente, a empresa decidiu desativar o script BrowseAloud.
Uma lista completa de recursos comprometidos está disponível no link.
Lembre-se de que, no início de fevereiro, foi descoberto um novo botnet ADB.miner comprometendo dispositivos funcionando sob o sistema operacional Android com o objetivo de minerar Monero de forma oculta. Durante três dias de existência, o número de dispositivos infectados atingiu quase 7,4 mil.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.