Em 29 de março, às 11 horas do horário de Moscou, o messenger Telegram deixou de funcionar para a maioria dos usuários.
No momento, usuários da rede social não podem trocar mensagens e arquivos ou fazer chamadas.
Our users in Europe, Middle East and the CIS countries are experiencing connection issues at the moment. We are looking into the issue and hope to bring you back online soon.
— Telegram Messenger (@telegram) 29 de março de 2018
“Nossos usuários da Europa, Oriente Médio e CEI estão com problemas de conexão. Estamos estudando esse problema e esperamos trazé-lo on-line em breve”, diz a mensagem.
Atualização 13:31
O CEO do Telegram, Pavel Durov, afirmou que o problema surgiu devido a falhas de energia dos servidores.
Power outage at a @telegram server cluster causing issues in Europe. Working to fix it from our side, but a lot depends on when the datacenter provider puts the power equipment in order.
— Pavel Durov (@durov) 29 de março de 2018
“Falhas de energia no cluster dos servidores do Telegram estão causndo problemas na Europa. Estamos resolvendo o problema, mas tudo depende de quando o equipamento de energia voltará a funcionar”, escreveu Durov.
Vale ressaltar que em 20 de março, o serviço russo da área de vigilância de comunicações, Roskomnadzor, enviou uma notificação à administração do Telegram “sobre a necessidade de cumprir as funções do organizador da divulgação de informações”. Este aviso foi o resultado de uma multa imposta ao Telegram em dezembro de 2017 por sua recusa em transferir chaves criptográficas ao FSB.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.