Ticino, uma unidade federativa da ponta sul da Suíça poderia em breve ter sua própria moeda digital, já chamada de Ticinocoin, caso dois cientistas computacionais consigam executar a ideia.
Vizinho direto da Itália, Kanton Tessin é uma área onde a língua predominante é o italiano, com pouco mais de 350.000 habitantes e uma área de aproximadamente 2.800 km².
O objetivo de seus idealizadores é que uma unidade da TicinoCoin (TIC) seja equivalente a um Franco Suíço. Assim sendo, o lançamento ou seguro sobre as TICs requereria aprovação da agência regulatória financeira suíça, a qual não é completamente adversa a abraçar novas tecnologias e inovações financeiras.
Enquanto os detalhes são poucos, a fase piloto do projeto foi noticiada como conclusa na semana passada. Concebida pelos cientistas computacionais Claudio Rossini e Michele Fiscalini, a moeda baseada em blockchain está sendo desenvolvida para promover a economia local e até mesmo ajudar os necessitados.
Fiscalini deu uma declaração sobre a sua TicinoCoin:
“Se pudermos usar a TicinoCoin para fundar um projeto piloto em Ticino, podemos ligar a moeda à uma renda básica incondicional, se encontrarmos uma maneira de financiarmos tal proposta sem nos apoiarmos pesadamente sobre os recursos estatais”.
Se a moeda digital for posta em uso, Fiscalini ainda comenta que poderia economizar custas administrativas na região, uma vez que toda e qualquer transação é gravada e assegurada pela blockchain, transparente para todos.
De acordo com Fiscalini, “já até mesmo existem terminais que os comerciantes poderiam usar para coletar TicinoCoin”.
A ideia geral é de ligar a criptomoeda aos serviços e produtos locais, contribuindo para a promoção da economia local através de um ecossistema de pagamentos mais barato e de simples uso.
Thiago é co-fundador e o suporte técnico, famoso faz-tudo, por trás do BTCSoul. Para ele o interesse nas criptomoedas, Blockchain e Bitcoin se encontra também em seu código.